Como fazer delivery de cerveja?

Nesses últimos tempos, podemos perceber que tem havido uma procura excessivamente grande por empreendedores que desejam iniciar um negócio na modalidade de delivery. Afinal, com a crise da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), percebemos o quanto mudou o comportamento dos consumidores.

Apesar de estarmos vivendo em uma época de pós-pandemia, os serviços de delivery continuam crescendo cada vez mais no mercado. Isso porque os consumidores perceberam a comodidade de pedir produtos diretamente de suas casas, sem o esforço de deslocar-se para comprar produtos.

Se tratando de bebidas alcoólicas — especialmente cerveja — não é diferente. Sabemos que essa bebida é bastante apreciada pelos brasileiros e sempre está entre os produtos mais vendidos em território nacional.

Portanto, abrir um delivery de cerveja pode ser altamente lucrativo e estratégico, desde que tenhamos conhecimento de alguns processos para tornar essa atividade constante e que realmente conquiste pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso post e veja 6 dicas para começar desde já com o seu delivery de cerveja.

 

1. Faça uma breve pesquisa de mercado

 

Antes de tudo, a primeira dica que iremos oferecer para iniciar o seu delivery de cervejas é realizar uma pesquisa de mercado. Esse primeiro passo é importante para entendermos como é o comportamento do consumidor frente a esse produto, e como a concorrência está se comportando.

Entender o que as pessoas gostam, bem como a maneira que gostam de receber produtos em suas casas, e além disso, quais são as expectativas que esperam de um delivery é crucial para começar a fazer um mapeamento da logística de entrega e de quais tipos de cervejas são mais demandadas.

Além disso, analisar a concorrência também é um excelente passo para identificar aquilo que você pode melhorar ainda mais no seu delivery. Inspire-se nas ações dos grandes players do mercado e inove esses insights na sua marca. Assim, você terá total capacidade de se destacar, já que tem informações e dados concretos de comportamentos, necessidades, objeções, preços e muito mais.

 

2. Considere ter a sua própria frota

 

Com relação aos entregadores do seu delivery, você pode pesquisar um pouco mais e acabar considerando a possibilidade de criar a sua própria frota, ou até mesmo terceirizar uma.

Mesmo que os serviços terceirizados tendem a ser mais baratos — no caso da entrega, por exemplo — eles podem acabar oferecendo problemas com irresponsabilidade e até mesmo na falta de entregadores em horários que mais bombam no seu delivery.

Portanto, comece pensando em garantir a sua própria frota. Assim, você terá inúmeros benefícios e vantagens, como por exemplo, ter conhecimento e intimidade maior com os entregadores. Além disso, poderá definir os requisitos para a contratação, terá autonomia para alinhar rotas mais econômicas, e por último, a quantidade necessária de entregadores, a fim de que atendam os clientes no prazo de entrega estimado.

 

3. Certifique que suas bebidas são de qualidade

 

Que cerveja é bom, todo mundo já sabe. Mas oferecer bebidas de qualidade, é melhor ainda. Esse processo inclui a averiguação da data de fabricação com a data de vencimento, bem como o processo de estocagem, a temperatura ideal para que essas bebidas sejam entregues bem geladas, e muito mais.

O fator qualidade não está apenas no componente da cerveja — que por sinal, também é importante — mas como também na sua embalagem, logo, temperatura, armazenamento, entre outros. Todos esses critérios resultam na qualidade de suas bebidas. Então fique bem atento a isso!

 

4. Acompanhe o processo produtivo do delivery

 

Antes de tudo, devemos entender que o processo de delivery deve ser muito bem organizado, a fim de evitarmos a possibilidade de fazer entregas erradas, ou até mesmo prejudicar a qualidade das bebidas. Em outras palavras, todas as tarefas precisam ser distribuídas de maneira eficiente e eficaz.

Se a pessoa responsável por gerenciar e receber os pedidos for a mesma entrega as bebidas, é bem provável que tenhamos problemas futuros. Por esse motivo, busque conhecer bem de perto o fluxo de trabalho do delivery, e acompanhe cada etapa de maneira minuciosa.

Com isso, você será capaz de identificar possíveis falhas e problemas no meio do caminho, impedindo que esses gargalos cheguem até o seu cliente e prejudique a satisfação do mesmo.

 

5. Capacite a sua equipe de entrega

 

Sabemos que a tecnologia promove otimizações e incentiva a mudança de comportamentos, especialmente no mercado. Por esse motivo, se houver necessidade, treine e capacite sua equipe — desde os colaboradores internos até os entregadores — a fim de que todos possam se atualizar de tendências e aplicá-las no processo de entrega.

Sem contar que as pessoas sempre notam quando marcas se preocupam em acompanhar tendências, pois isso é sinal de qualidade e preocupação em entregar a melhor experiência aos consumidores.

 

6. Crie perfis nas redes sociais para divulgar seu delivery

 

Passamos grande parte do nosso dia conectado à internet, e isso é mais do que claro. Se o objetivo de um delivery de cerveja é gerar competitividade e conquistar cada vez mais clientes, garantir uma presença digital nas mídias digitais é uma estratégia praticamente obrigatória.

Afinal de contas, ter uma presença digital nos abre portas para divulgar a nossa marca de inúmeras maneiras. Perfis no Facebook e no Instagram, por exemplo, são ótimas estratégias para tornar a marca do seu delivery ainda mais conhecida.

Através de ferramentas de impulsionamento — como o Google Ads e Facebook Ads — você pode direcionar os perfis do seu delivery para usuários que possuem grande potencial para comprar de você. As plataformas de anúncios possuem algoritmos que levam sua marca para usuários que oferecem grandes chances de se tornarem clientes fiéis à sua marca.

Portanto, não se esqueça de criar perfis em redes sociais. Além disso, tire boas fotos dos seus produtos, da sua loja, dos funcionários, do processo de entrega e muito mais. Deixe as pessoas entenderem como a sua marca funciona.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como criar um delivery de cerveja de sucesso, conte com o Foody para qualificar ainda mais o seu delivery. Somos uma empresa de tecnologia voltada exclusivamente para o mercado de delivery, atuando nos processos logísticos. Entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.