Hub Logístico no Delivery: O que é e como funciona?

Nos últimos anos, o jeito de entregar pedidos mudou bastante por causa do que as pessoas querem: rapidez e praticidade. 

Devido ao mercado do delivery hoje contar com diversas plataformas e opções de entregar os produtos aos clientes, surgiu nesse contexto uma ideia inovadora que é o “hub logístico para delivery”. Esse conceito visa tornar as operações para estabelecimentos que trabalham com entregas rápidas como: restaurantes, farmácias, comércio de bebidas, supermercados, etc., tornando suas operações de entregas mais eficientes. 

Vamos entender o que é Hub logístico, como funciona no delivery e como a Foody Delivery está sendo pioneira nessa mudança.

O que é um operador logístico no delivery? 

Um operador logístico focado em delivery é uma empresa especializada em gerenciar e otimizar a entrega de produtos para o consumidor final, atuando como um elo fundamental entre os estabelecimentos que fazem delivery e o cliente.

Tipos de operadores logísticos focados em delivery:

Operadores last-mile: Especializados na entrega final do produto ao cliente, geralmente em áreas urbanas.

Plataformas de entrega: Conectam restaurantes e lojas a uma rede de entregadores autônomos.

Alguns exemplos de operadores logísticos com foco em Delivery são:

O Que É um Hub Logístico?

Um hub logístico é um centro estratégico que otimiza a distribuição de mercadorias e pedidos, atuando como ponto central para recebimento, armazenagem e expedição para seus destinos finais.

Entrega normal (ex: e-commerce)

Em um cenário de entregas normais com prazo médio de 3 a 7 dias úteis geralmente usado em operações de e-commerce, o hub logístico costuma ser um local estrategicamente posicionado para trazer mais facilidade e eficiência ao inclui recebimento, armazenamento, separação e expedição do produto no centro de distribuição, assegurando a qualidade e organização da entrega. Geralmente esse prazo é mais longo devido a não serem materiais perecíveis e virem de regiões mais distantes da entrega final.

Entrega expressa (delivery)

No caso de entregas expressa como acontece em operações de delivery, onde o prazo médio é de 1 a 2 horas para a entrega dos produtos. Este conceito representa uma abordagem completamente nova, funcionando como um ponto de conexão do estabelecimento delivery com um ecossistema de logística expressa que pode contar com motoboys próprios, operadores logísticos (como o iFood Entrega Fácil) e empresas de entrega locais. Não há necessidade de um espaço físico como centro de distribuição, tudo é gerenciado dentro de um sistema integrado que simplifica a gestão e otimiza o fluxo de pedidos, garantindo eficiência e qualidade na entrega ao cliente final.

Aplicação do Hub Logístico na Logística do Delivery

No mundo do delivery, um hub logístico tem um papel fundamental na organização e união dos pedidos em um único sistema. Em vez de cada restaurante lidar sozinho com a entrega e trabalhar com diferentes empresas de logística, os pedidos são direcionados para um ponto central, que é um sistema eficiente de coordenação. Nesse hub, você pode visualizar e comparar diversas empresas de logística em uma única tela e escolher a que oferece as melhores condições para despachar seus pedidos.

Vantagens de utilizar um Hub logístico no seu delivery

Ao concentrar todos os pedidos em um único hub, os restaurantes delivery podem otimizar seu tempo e evitar dores de cabeça em situações de alta demanda ou imprevistos com sua equipe de entrega, garantindo eficiência e reduzindo riscos. Imagine só: você é proprietário de um restaurante delivery e em um dia movimentado, sua equipe de motoboys não consegue dar conta de entregar todos os pedidos a tempo. O resultado? Clientes insatisfeitos esperando horas pela comida, o que pode prejudicar seriamente a reputação do seu negócio. Ou então, você conta com um serviço de entrega tercerizado, mas de repente surge um problema técnico em seu sistema ou na conta do serviço. E agora? Como garantir que seus clientes sejam atendidos sem comprometer a qualidade do serviço?

Ter um hub logístico centralizado pode ser a solução para esses dilemas. Com todos os pedidos consolidados em um único ponto, é possível gerenciar de forma mais eficiente as entregas, mesmo em momentos de pico de demanda ou em caso de imprevistos você pode cotar e enviar seus pedidos para outros operadores logísticos externos disponíveis para não deixar de realizar suas entregas. Isso significa menos estresse para você e sua equipe, além de garantir que seus clientes recebam seus pedidos no prazo, mantendo a satisfação e a fidelidade à sua marca.

A centralização das operações em um hub logístico também permite uma utilização mais eficiente dos recursos, resultando em uma redução nos custos de entrega visto que seu estabelecimento pode cotar o melhor valor de entrega em cada operador logístico disponível na plataforma.

Com tempos de entrega mais rápidos e uma gestão mais eficiente dos pedidos, os clientes desfrutam de uma experiência de entrega mais satisfatória. Chega de não conseguir entregar um pedido por conta de um problema de última hora.

Padronização e Integração: O Open Delivery Abre Caminhos para Hubs Logísticos no Delivery

O conceito de Open Delivery tem desempenhado um papel fundamental para que possa ser criado hubs logísticos no universo do delivery. Open Delivery refere-se à prática de permitir que múltiplos operadores logísticos, marketplaces e PDVs utilizem um padrão para que os sistemas conversem de maneira mais fácil e padronizada.

Essa abordagem aberta e colaborativa tem sido fundamental para facilitar o desenvolvimento  do modelo de hubs logísticos no universo delivery, pois permite que diferentes sistemas e operadores logísticos se integrem facilmente uns aos outros.

Quer saber mais sobre o que é o Open Delivery? Clique aqui

Solução Foody Delivery: Hub Logístico descomplicado para seu Delivery

Na Foody Delivery, estamos comprometidos em impulsionar a inovação e melhorar a eficiência na entrega. Com isso em mente, desenvolvemos uma solução de hub logístico simplificada para facilitar suas operações logísticas.

Nosso hub logístico permite que você realize cotações e despache seus pedidos para uma variedade de operadores logísticos, sendo eles todos os que estão aderentes ao modelo Open delivery como Mottu por exemplo, e também incluindo outros famosos no mercado como iFood Entrega Fácil e outros, além das empresas de entrega da sua região que utilizam a plataforma Foody.

Com nossa solução de hub logístico, você pode:

  • Consolidar todos os pedidos do seu estabelecimento em um único sistema, somos integrados com mais de 60 sistemas e marketplaces para facilitar o processo.
  • Acessar uma variedade de operadores logísticos em uma única tela e escolher a melhor opção para suas necessidades específicas. 
  • Otimizar rotas de entrega para reduzir o tempo de entrega e aumentar a satisfação do cliente.
  • Reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência geral das suas operações de entrega.
  • Evitar dores de cabeça na hora de realizar suas entregas se houver um imprevisto ou alta demanda com sua frota própria de motoboys ou o operador logístico.
  • E se você só utiliza entregas terceirizadas, agora pode controlar todas elas em apenas alguns cliques com os melhores operadores logísticos do mercado.

Conheça todas as funcionalidades Foody Delivery para o seu restaurante! Clique aqui

Em resumo, o hub logístico da Foody Delivery é a chave para um delivery mais eficiente, rápido e econômico. Estamos comprometidos em continuar a inovar e liderar o caminho para o futuro da logística delivery.

Quer saber como configurar o operador logístico na sua conta Foody Delivery? Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *