Cupom de desconto: confira se essa estratégia vale a pena

Muitos empresários e empreendedores do ramo alimentício se perguntam se os cupons de desconto realmente valem a pena. É claro, eles atraem o público, mas a que custo para a empresa? O retorno dessa empreitada, realmente vale a pena? É sobre isso que iremos falar a seguir!

 

Alternativa para atrair público

 

Quem é que não gosta de um bom desconto? Você provavelmente, já escolheu comer em algum lugar apenas pelo desconto. Então, ao oferecer essa possibilidade, ele irá ocorrer com sua clientela, é provável que com isso você atraia ainda mais pessoas para seu restaurante.

Além disso, dependendo da plataforma em que seu delivery funciona, ao oferecer desconto para o público você ganha uma posição de destaque no aplicativo. Esse é o caso do iFood, por exemplo. Os restaurantes que oferecem desconto ganham um local específico para eles no aplicativo. O que isso significa? Aumento de audiência, novamente, e com isso você não aumenta apenas suas vendas, mas também o número de pessoas que conhecem seu restaurante.

 

Cliente satisfeito = mais clientes

 

Se além de comprar com o desconto, o cliente aprovar o pedido que fez, isso lhe dará satisfação total e sabe o que isso significa? Que aquele cliente irá atrair outros! Porque nós somos assim, se encontramos algo bom do qual gostamos, compartilhamos isso com quem amamos também!

E é com isso que você irá atrair ainda mais clientes. Mas, para que isso funcione é crucial garantir o melhor para seu cliente. Alguns locais oferecem cupom de desconto, mas por conta disso, não entregam o melhor para seu cliente. Com isso, acabam perdendo clientes.

 

Atração de novos clientes e fidelização dos antigos

 

Se o cliente comprar e aprovar, além de indicar é provável que ele irá voltar novamente para procurar mais cupons similares. Ou seja, além de atrair novos, as chances de fidelizar são bem maiores.

Se seu estabelecimento tem um aplicativo próprio, a estratégia dos cupons também pode ajudar nessa fidelização. Ao invés de vender por plataformas terceiras, onde você precisa deixar parte do seu faturamento, você consegue vender através da sua própria e garantindo a maior fidelização de seus clientes.

Muitos restaurantes têm utilizado essa tática para manter o público interessado em suas soluções. Com isso, você consegue economizar até mesmo nas campanhas e anúncios para seu negócio. Afinal, as campanhas têm o intuito de garantir o fluxo de clientes, correto?

Ao oferecer o cupom e um produto de qualidade, você gera uma boa experiência. E isso, por si só, fará com que o cliente retorne outras vezes, em busca de repetir a mesma experiência.

 

Estratégia de cada cupom

 

São vários os tipos de cupons que podem ser oferecidos. É possível, oferecer um x números de cupons e quem chegar primeiro, leva. Com isso, você pode aumentar ainda mais suas vendas, pois isso irá criar senso de urgência em sua clientela e fará com que o processo de tomada de decisão seja ainda mais ágil. O sentimento que você causará será “se eu não aproveitar essa oportunidade agora, será que terei outra?”.

No entanto, essa é apenas uma das táticas que podem ser utilizadas. Entretanto, quando utilizadas corretamente, trazem grandes resultados!

 

Como criar bons cupons sem gerar prejuízo?

 

Antes de tudo é preciso que você analise seu negócio financeiramente. O volume de vendas tem se mantido regular? Seu negócio é lucrativo? Avalie isso cuidadosamente, antes de decidir criar ou não um cupom de desconto.

Mas, para criar cupons que sejam realmente atrativos, é importante que você saiba para quem está oferecendo essas facilidades. Ou seja, é preciso conhecer seu público-alvo. Tem algum produto que normalmente é comprado em conjunto com outro? Que tal oferecer um cupom para que os dois sejam levados por um valor x?

E isso não interfere apenas no cupom, mas também nos canais em que você os divulgará. Qual é preferido dos seus clientes? Onde a divulgação será mais efetiva e alcançará mais pessoas? É muito importante pesquisar e conhecer seu público para ter essas respostas.

Como dissemos, são várias as técnicas e estratégias que podem ser utilizadas para gerar cupons e aumentar suas vendas. Estude cuidadosamente sobre e busque pela que melhor se adequa ao seu público.

 

Cupons em datas especiais

 

Você tem um delivery de pizza? Então, que tal oferecer um cupom especial para seus clientes levarem não 1, mas 2 para casa? A estratégia é você quem define, esse é apenas um exemplo. O que ocorre é que em feriados e durante o fim de semana, os clientes ficam mais propensos a realizar compras via delivery.

Afinal, ninguém quer cozinhar no dia de descanso, correto? Ao oferecer o cupom, você facilita ainda mais a decisão de “hoje eu não vou cozinhar” e aumenta muito suas chances de faturamento.

 

Vale a pena investir em cupom de desconto?

 

Como você pôde ver, sim, na maioria dos casos vale muito a pena investir em cupons de desconto! Eles só não são a melhor alternativa quando seu negócio já estiver enfrentando problemas com baixa procura e de faturamento. Nesses casos, o mais indicado é procurar por outras formas de melhorar o seu negócio.

Caso contrário, os cupons são uma ótima alternativa para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar seu faturamento. Além disso, essa estratégia pode ser muito benéfica para a divulgação da sua marca e do seu estabelecimento. E como dizem, o boca a boca é uma das melhores estratégias de marketing que existem.

E lembre-se, mesmo vendendo com cupom de desconto, garanta sempre a melhor experiência possível. É isso que garantirá que seus clientes retornem.

Aliás, a entrega é um dos pontos de atenção de todo delivery. Os clientes têm pressa, por isso, é preciso muita atenção a esse ponto em especial. Sabia que é possível gerenciar sua entrega de forma rápida e descomplicada? A Foody Delivery pode te ajudar com o rastreamento de entregas, planejamento de rotas e distribuição de entregas de forma automática. Quer saber como isso funciona na prática? Clique aqui e entenda mais sobre como melhorar a logística de entregas do seu delivery.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.