Como aumentar a rentabilidade do açaí delivery?

Muitos empreendedores decidem começar sua jornada vendendo açaí. Afinal, esse pode ser um nicho muito lucrativo, quando bem trabalhado. Afinal, o açaí caiu no gosto do brasileiro e algumas pessoas não passam mais que uma semana sem essa delícia! Na verdade, algumas pessoas tem o açaí em sua rotina diária.

Isso quer dizer que público não vai faltar! Mas, se você já tem um açaí e está em busca de aumentar ainda mais sua rentabilidade, nós temos dicas imperdíveis. Continue lendo e anote todas as nossas dicas para aumentar suas vendas e a rentabilidade do seu açaí delivery!

 

Tenha um fornecedor de qualidade

 

A qualidade do seu produto está diretamente relacionada a rentabilidade do seu negócio! Isso porque se o seu produto for de qualidade, os clientes irão retornar mais vezes. Além disso, você precisa encontrar um fornecedor com bom custo-benefício, afinal, o preço da sua matéria-prima interfere diretamente na rentabilidade do seu açaí delivery. Por isso, busque por alguém que tenha produtos de boa qualidade, por um preço justo!

E, ao contrário do que alguns imaginam, encontrar açaís de qualidade não é uma das tarefas mais fáceis. É por isso mesmo que quem consegue esse feito, está sempre na boca de seus clientes! Ou seja, além de facilitar a fidelização de clientes, isso também irá te ajudar a conquistar mais clientes.

 

O formato mais atrativo para sua clientela

 

Açaí no copo, na tigela ou por quilo? Se você já conhece sua clientela e sabe do que eles gostam, foque nisso e melhore sua experiência continuamente. Isso manterá suas vendas sempre aquecidas. No entanto, se você está começando agora, o ideal é ir testando as diversas formas, para entender qual a preferida de seu público.

Quando já conhecer seu público o suficiente, o interessante é investir na preferência de seus clientes. No entanto, você deve estar sempre atento aos custos envolvidos em todo o processo, principalmente se está começando com seu açaí delivery agora. Analise os custos de cada tipo e se eles cabem no seu orçamento.

 

Invista em seu próprio app delivery

 

Se você está começando, o iFood e Uber Eats podem ser as melhores alternativas. No entanto, se você já está no mercado há algum tempo e tem uma clientela fiel, é interessante investir em seu próprio app delivery. Assim, você se livra das taxas que esse tipo de serviço cobra o que vai impactar diretamente na rentabilidade do seu negócio.

Aliás, o iFood e qualquer outra plataforma que você utiliza para realizar suas vendas, podem ser utilizados para atingir seus novos clientes. Ao realizar a primeira compra no app, você pode enviar junto ao pedido um panfleto divulgando seu próprio delivery. Assim, mesmo quem chegar através de outra plataforma, passa a conhecer a sua própria.

No entanto, não basta criar um app, é preciso pensar em formas de atrair os clientes até ele.

 

Ações de fidelização

 

É muito mais barato manter um cliente antigo do que conquistar um novo. Por isso, é muito importante investir em práticas de fidelização. Para isso, você pode oferecer cupons de desconto, mandar brindes junto ao pedido do cliente e criar promoções personalizadas.

Uma prática muito legal é oferecer cupons de desconto em datas especiais e feriados. Além disso, uma boa prática é criar os programas de fidelidade. A cada 5 pedidos, por exemplo, o cliente ganha 3 acompanhamentos grátis. Isso aumentará as chances de que ele retorne, pois sabe que seu estabelecimento oferece vantagens diferenciadas.

No entanto, é preciso cuidado no momento de pensar nessas ações, para isso você precisa conhecer sua clientela, para pensar em ações e descontos que realmente chamem a atenção do público. Porque também pode ocorrer de você lançar promoções e cupons que não prosperam, pois o público não gostou delas.

Por isso, pesquise bem sobre seus clientes e o que eles gostam. E claro, faça os cálculos para entender o quanto de desconto ou vantagens você pode oferecer. Com a estratégia correta, você conseguirá aumentar suas vendas e a rentabilidade do seu açaí delivery.

 

Invista na divulgação do seu açaí delivery

 

A melhor forma de alcançar um volume considerável de clientes é através da divulgação do seu produto e isso pode ser feito de várias formas diferentes, principalmente através das redes sociais. Entretanto, você também pode investir na panfletagem e até mesmo em anúncios por geolocalização. Assim, será mais fácil garantir que quem mora na sua região, conhece seu negócio.

Mas, voltando às redes sociais, isso é imprescindível para que você divulgue seu açaí. Por isso, é importante que você publique regularmente. Você pode mostrar os bastidores do dia a dia do seu delivery, o feedback dos seus clientes e claro, o seu produto! Afinal, as redes sociais podem funcionar como um tipo de vitrine para o seu negócio.

Além disso, você pode atrair novos clientes e já facilitar o acesso ao seu delivery próprio, disponibilizando o link para acesso nas suas redes. Outra prática muito comum e que pode te ajudar a vender mais é a disponibilização do seu cardápio em suas redes.

 

Garanta a qualidade do seu produto

 

Como dissemos lá no começo, a qualidade da sua matéria-prima é crucial para o sucesso do seu açaí delivery. No entanto, é o resultado final, o produto que é entregue que realmente impacta seu cliente.

Por isso, você precisa garantir que além de bonito, ele esteja saboroso! Também é preciso muito cuidado com o transporte do açaí, afinal, ninguém gosta de receber em sua casa seu lanche derramado e desconfigurado. Esses são pontos de atenção que podem e vão fazer a diferença no seu delivery.

Por isso, esteja atento a todos esses detalhes para garantir a melhor experiência de seu cliente. Afinal, se ele ficar satisfeito, aumentam as chances de que ele retorne e de que indique seu açaí para outras pessoas. Com isso, você irá garantir vários pedidos e claro, a rentabilidade máxima do seu açaí delivery.

Aliás, como você tem gerenciando as entregas do seu açaí delivery? Essa é uma das prioridades desse tipo de negócio, por isso é um assunto que merece atenção especial. Você sabia que é possível rastrear suas entregas, planejar a melhor rota e distribuir os pedidos de forma automática? Nós vamos te mostrar como fazer isso, clique aqui e conheça mais sobre a Foody Delivery!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.