Delivery de farmácia: 6 cuidados essenciais para obter sucesso

Com a facilidade em realizar o pedido e a comodidade de receber produtos e medicamentos diretamente das residências, o serviço de delivery de farmácia é uma boa oportunidade para aumentar a quantidade de clientes com uma opção mais prática.

Além da praticidade, a capacidade de captar clientes acaba sendo ampliada, já que clientes que residem em locais mais distantes poderão também realizar seus pedidos. Porém, existem cuidados importantes que devem ser seguidos para obter sucesso no delivery.

Procurando auxiliar você com isso, criamos uma lista com 6 cuidados essenciais e indispensáveis no delivery de farmácia.

 

Cuidados necessários no delivery de farmácia

 

Após as necessidades que surgiram com o cenário de pandemia, o serviço de delivery entrou em alta para solucionar o problema de isolamento. Com isso, até mesmo as farmácias adquiriram o modelo de realizar entregas para continuar obtendo lucro.

Mesmo com uma maior normalização da situação, as tecnologias que surgiram para facilitar as entregas fez com que muitas farmácias mantivessem esse serviço, sendo agora um diferencial competitivo.

Porém, é importante tomar cuidados importantes para que o serviço tenha sucesso, entre eles:

 

  • Tenha um público-alvo definido

 

Um dos primeiros cuidados essenciais ao possuir um delivery de farmácia está em conhecer o seu público. Sem entender o público-alvo não se torna possível elaborar estratégias para oferecer produtos e medicamentos.

Para isso, obter informações como entender se seus clientes prezam por ir mais para a farmácia comprarem presencialmente ou à distância, possuem o costume de utilizar celulares e costumam perguntar se existe serviço de entregas são pertinentes para compreender se o seu público possui preferência pelo delivery.

 

  • Faça uma boa pesquisa de precificação e taxas de entrega

 

Com um serviço de delivery de farmácia funcionando, é necessário estudar as taxas de entrega para que o valor seja atrativo aos clientes ao mesmo tempo que esteja de acordo com a realidade do negócio.

Uma boa opção para isso está em aplicar uma regra de isenção de taxa para compras acima de um valor definido. Dessa forma, você estará influenciando os clientes a comprarem mais produtos sem prejudicá-lo e também ao negócio.

 

  • Reforce a sua marca e divulgue os seus serviços de entrega

 

Após adotar o serviço de entregas, de nada adiantará o estabelecimento possuir o diferencial se ele não for divulgado. Por isso, além da divulgação nas redes sociais, é importante se preocupar com a personalização na entrega.

Ações como implementar uniformes para os entregadores, estampar a logo nos carros e baús de moto que irão realizar a entrega e até mesmo nas embalagens são fatores importantes para reconhecimento da marca e para que os clientes se lembrem do estabelecimento em futuras compras.

Panfletos e flyers de produtos que possam interessar ou de promoções da farmácia também são interessantes de serem enviados juntamente dos produtos, sendo uma ótima oportunidade para incentivar o cliente em novas compras.

Nessa etapa, até mesmo ações de pós-venda como enviar mensagens SMS ou por WhatsApp automatizadas aos clientes que compraram com cupons de desconto ou promoções em compras futuras são maneiras de realizar uma fidelização.

Lembre-se que clientes fiéis irão sempre comprar na farmácia, já que estarão satisfeitos com o serviço de entrega e com a qualidade de atendimento e dos produtos, até mesmo divulgando os serviços para outras pessoas.

 

  • Tenha uma estratégia de atendimento em vários canais

 

Um bom atendimento que se propõe a solucionar as dúvidas dos clientes e oferecer os produtos mais indicados para o que estão procurando gera satisfação e fidelização justamente por resolverem os seus problemas.

Além disso, para aumentar a quantidade de vendas é interessante oferecer uma variedade flexível de formas de contato. Para isso, você pode disponibilizar no estabelecimento opções de atendimento em vários canais como telefone, Facebook, Instagram, WhatsApp e diversos outros meios.

Muitas vezes os clientes gostam apenas de retirar suas dúvidas, e por canais como as redes sociais isso acaba sendo algo muito mais facilitado, podendo levar para uma futura compra pela boa experiência de atendimento fornecida.

 

  • Conte com a tecnologia para otimizar suas entregas

 

Um grande volume de pedidos via delivery em um estabelecimento necessita de uma boa gestão que seja organizada e automatizada, algo que somente a tecnologia pode proporcionar ao negócio.

Contar com uma plataforma que organize os seus pedidos, rastreie os entregadores e distribua as rotas de forma organizada para os entregadores auxilia a evitar erros que consequentemente podem resultar em atrasos.

No sistema de entregas um dos maiores motivos de insatisfação estão em atrasos de pedidos, que até mesmo podem fazer com que um cliente nunca mais peça no estabelecimento.

 

  • Mantenha cuidado com a legislação

 

Por último, vale a pena ressaltar que no momento de realizar o delivery de farmácia, é importante se atentar que os pedidos de medicamentos sem prescrição são proibidos até mesmo nas entregas.

Os pedidos de medicamentos com prescrição devem ser feitos presencialmente, visto que as receitas precisam ser avaliadas pelos farmacêuticos. No delivery a nota fiscal também deve ser entregue juntamente com os produtos, mantendo-se de acordo com a legislação.

 

 

Mantenha a qualidade nas entregas e saia sempre na frente!

 

Mesmo com os concorrentes também possuindo os serviços de delivery de farmácia, com os cuidados citados o seu estabelecimento terá grandes diferenciais que farão com que os seus serviços sejam referência, obtendo maior sucesso de vendas.

Ao optar por disponibilizar essa opção aos clientes, o serviço não funciona com qualidade simplesmente com uma frota própria de entregadores e um atendimento em poucos canais, é necessário oferecer flexibilidade e um atendimento personalizado para gerar a satisfação com as entregas.

Compreendendo isso e realizando todos os cuidados, é possível garantir ao negócio as diversas vantagens que esse serviço garante, como uma rede de clientes mais ampliada.

Se você deseja conhecer uma plataforma que poderá solucionar a alta demanda de pedidos e automatizá-los de forma organizada para os entregadores, saiba que a Foody Delivery conta com soluções justamente para o seu negócio.

Acesse o nosso site e veja todas as funcionalidades que disponibilizamos para agilizar as suas entregas com maior qualidade. Possui dúvidas? Entre em contato conosco!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.