fbpx

O que é dark kitchen e como funciona esse modelo de negócio?

Atualmente, já não é mais novidade para ninguém que, depois da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o mercado alimentício precisou se adaptar aos novos moldes implementados pelos governos para evitar a transmissão do vírus. Com isso, percebemos o crescente aumento dos deliverys, já que a ida aos restaurantes ficou completamente inviável.

No entanto, esse processo não parou por aí. O segmento de delivery continua crescendo de forma exponencial, uma vez que foi descoberto que os clientes gostam de receber produtos em casa — visando a comodidade de entrega e facilidade para pagamento. Porém, no meio desse contexto, surgem as famosas dark kitchen. Você já ouviu falar desse modelo de negócio?

Então continue lendo o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre esse tipo de serviço altamente crescente na atualidade.

Afinal, o que é dark kitchen?

Popularmente conhecido como restaurante fantasma (em tradução livre), o dark kitchen nada mais é do que um tipo de negócio que busca oferecer somente comida para viagem. Em outras palavras, o cliente não consegue ir até o estabelecimento para comer, pois não existe sala para receber as pessoas. Além disso, não existem talheres, copos, mesas, e muito menos garçons.

Esse tipo de estabelecimento é somente uma cozinha, que realiza diretamente a entrega da comida aos seus clientes por meio de aplicativos e serviços terceirizados de entrega. Na grande parte dos casos, diversos restaurantes diferentes tendem a operar em uma mesma dark kitchen compartilhada, a fim de reduzir custos, despesas e, por fim, aumentar as possibilidades de vendas.

Existem casos em que restaurantes que possuem espaço para receber o público costumam alugar dark kitchen em outras regiões da cidade para atender novos públicos, e aumentar a carteira de clientes. Trata-se de uma excelente oportunidade para quem deseja gerar autoridade de marca investindo em novos públicos em regiões mais distantes.

Nesses restaurantes fantasmas, por assim dizer, podemos encontrar marmitas, hambúrgueres, fritas, pratos requintados, comidas japonesas, doces, e muitos outros. E eles são dignos de cinco estrelas, pois a qualidade costuma ser impecável.

Na prática: como funciona uma dark kitchen?

De modo geral, já existem diversos restaurantes fantasmas com diferentes tipos de esquemas de serviços. No entanto, grande parte das dark kitchens acabam tendo o mesmo modelo de atividades, se comportando em um mesmo padrão. Em geral, inúmeros restaurantes costumam dividir o mesmo espaço, possuindo vestiário, banheiro, cozinhas separadas e espaços para que os motoboys consigam aguardar os pedidos.

De maneira prática, cada uma dessas marcas dispondo de alojamento compartilhado ocupa uma sala com fogão industrial, coifa, refrigerador, e todos os itens necessários que uma cozinha profissional precisa ter. É basicamente como se fossem apartamentos, onde cada marca possui sua própria conta de luz, água, internet etc.

Assim, quando o pedido do cliente se encontra pronto, a embalagem costuma ser levada para uma sala comum, onde, posteriormente, é despachada pelos funcionários do dark kichen — mais conhecidos como “runners”. Através deles, a entrega é feita para o motoboy, que faz a entrega diretamente ao consumidor final.

Principais vantagens e benefícios de uma dark kitchen

Sabendo do conceito de uma dark kitchen e em como ela funciona, não fica difícil entender seus principais benefícios e vantagens para os donos das cozinhas fantasmas. Vamos conferir algumas delas abaixo:

1. Redução de custos

Conforme dito anteriormente, uma das grandes vantagens de investir em uma dark kitchen é a possibilidade de reduzir drasticamente os custos. Por ser uma modalidade de serviço que permite o espaço compartilhado, os donos podem dividir despesas, custos ou então podem se alojar em espaços menores, que atendam somente os processos de fabricação e montagem dos produtos.

Com isso, evita-se a necessidade de espaço para recepção de clientes, contratação de garçons, maquinário, tecnologia, iluminação, investimento em decoração, entre outros.

2. É uma tendência para o futuro

Mesmo que as pessoas gostem de sair aos fins de semana, também existe uma grande parcela que prefere receber pedidos em casa, especialmente quando estão atarefados, cansados e não desejam se socializar. Vimos isso na pandemia, que mesmo após a redução da transmissão dos vírus, as dar kitchens continuaram bombando em aplicativos, conquistando diversos clientes.

Sem contar que é uma tendência para o futuro, uma vez que o comportamento do consumidor está mudando com o desenvolvimento tecnológico, e assim, exigindo por serviços mais práticos e modernos de entrega e aquisição.

3. Mais variedade no cardápio

Já que o objetivo de uma dark kitchen é simplesmente oferecer a entrega de produtos, o dono da marca pode ter ainda mais tempo para pensar em novos pratos e opções para agradar seus clientes. Afinal de contas, os custos e despesas que seriam gastos com infraestrutura, agora podem ser direcionados a insumos para melhorar pratos e criar, aumentando o menu de opções e conquistando o paladar de diversos outros clientes.

4. Mais abrangência

Você até pode ter um estabelecimento comercial para atender os clientes em seu restaurante. Porém, você também pode optar por investir em uma dark kitchen em um bairro ou cidade diferente para conquistar novos clientes — especialmente se a sua marca já for bastante conhecida.

Assim, sua lucratividade aumenta ainda mais e a sua carteira de clientes torna-se muito mais diversa. Sem contar que abrir uma dark kitchen é diferente de criar um restaurante. Os custos são bem menores, o Retorno Sobre o Investimento, desde que seja muito bem pesquisado, pode chegar rápido.

Conclusão

Conforme vimos, o modelo de serviço dark kitchen têm crescido de maneira substancial no mercado, e promete crescer ainda mais. Com consumidores cada vez mais exigentes e propensos a realizarem transações através da internet, garantir esse modelo de serviço de comida é mais uma forma de consolidar a marca no mercado, visando que seja uma tendência para o futuro.

Portanto, pesquise bem sobre o assunto e não se esqueça de garantir uma excelente logística na entrega dos pedidos, pois os clientes não gostam de ficar esperando, e muito menos quando as embalagens chegam amassadas ou mal embrulhadas. Qualquer cuidado é pouco para garantir uma excelente fidelização.

Sistema de logística para delivery!

Tenha o controle das suas entregas e entregadores. Uma plataforma de logística com aplicativo para entregadores, planejamento de rotas, distribuição automática de entregas para deixar sua operação logística automatizada e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *