Como conquistar clientes para seu restaurante? 7 dicas incríveis

Elaborar estratégias para conquistar clientes é um dos principais objetivos de um restaurante. Com razão, afinal, ao alcançar isso, o estabelecimento comercial pode elevar suas vendas, consolidar sua marca no mercado e se expandir. Além disso, é capaz de conseguir uma boa base de clientes, e isso é essencial para sua sobrevivência.

Você gostaria de conhecer dicas incríveis e estratégicas para conquistar clientes para seu restaurante? Leia o post! Apresentamos sete a seguir.

 

1. Faça o perfil do seu restaurante nas redes sociais

 

Redes sociais, como Facebook e Instagram, possuem bilhões de usuários espalhados pelo mundo inteiro. No Brasil, o Instagram conta com mais de 100 milhões de usuários. Logo, como se pode perceber, ter uma conta nessa rede social é indispensável para o restaurante que busca conquistar mais clientes.

Por isso, como primeira dica, crie um perfil do restaurante nessas e em outras redes sociais, pois isso pode ampliar o alcance do estabelecimento comercial e fazer com que conquiste mais clientes.

 

2. Invista em marketing digital ou marketing de conteúdo

 

Não basta apenas ter perfil nas redes sociais. É preciso investir em marketing digital com o objetivo de garantir que seu estabelecimento comercial consiga alcançar mais clientes e outros objetivos, como sua consolidação no âmbito digital.

O marketing digital é uma estratégia que se vale de diversas técnicas e ferramentas com a finalidade de fazer com que uma empresa consiga alcançar rapidamente seus objetivos. Uma dessas técnicas é o marketing de conteúdo, por exemplo. Através do marketing de conteúdo, o restaurante pode produzir e publicar conteúdos de qualidade, que agreguem valor à marca e sejam úteis para o dia a dia do consumidor.

Por isso, planeje o marketing digital do seu restaurante e elabore estratégias capazes de garantir que seu estabelecimento se diferencie no mercado.

 

3. Ofereça um atendimento de qualidade ao cliente

 

Oferecer um atendimento de qualidade e de excelência é essencial tanto para conquistar novos clientes, como também para fidelizar os que já foram alcançados pelo restaurante. Um atendimento de qualidade possui as seguintes características:

➝ Centra a atenção no cliente e em tudo que ele, de maneira que a refeição seja preparada exatamente como ele pediu;

➝ É resolutiva, no sentido de que busca elucidar todas as dúvidas do cliente com relação aos serviços e produtos oferecidos pelo estabelecimento comercial;

➝ É conduzido por uma equipe altamente qualificada, que sabe usar o tom ideal para conversar e convencer o cliente de que ele fez ou está fazendo a escolha certa;

➝ Não entra em rota de colisão com o cliente. Pelo contrário, é pautada na comunicação não violenta. Primeiro, escuta-se o cliente para depois resolver as demandas surgidas;

➝ Não deixa o cliente esperando. Pelo contrário, tanto o atendimento quanto o prato que ele solicitou é feito/entregue rapidamente.

 

4. Otimize o processo de entrega dos produtos do seu estabelecimento comercial

 

Uma das principais queixas dos clientes que preferem comprar alimentos/refeições diretamente de sua casa, ou seja, utilizando o delivery, é com relação ao tempo de entrega de tais itens. A depender da demanda, o restaurante pode demorar um bom tempo, o que faz com que o cliente fique insatisfeito e, muitas vezes, cesse ali mesmo o relacionamento com o estabelecimento. E isso, como sabemos, não é nada bom para um restaurante, pois significa menos recursos financeiros em seu caixa.

Por isso, como dica, busque otimizar o processo de entrega dos alimentos dos clientes. Hoje, existem tecnologias capazes de simplificar a logística de um restaurante. Ou seja, que oferece recursos como planejamento de rotas, rastreamento de entregas e distribuição automática de pedidos feitos. Com isso, é possível manter o cliente e garantir a conquista de outros. Sem dúvida, o restaurante que leva isso a sério pode ficar à frente da concorrência.

 

5. Forneça refeições de qualidade

 

Um restaurante passa a ser reconhecido em uma região não apenas pela forma como se comporta nas redes sociais ou pelo ótimo serviço de entrega de pedidos que possui, mas também pelas suas refeições. É importante que os alimentos sejam feitos com todo amor e qualidade possível, para que o consumidor tenha uma excelente experiência.

Quando um restaurante fornece refeições de excelente qualidade, os clientes não apenas elogiam nas redes sociais, como também passam a indicar o local para amigos e parentes, o que pode fazer com que o estabelecimento conquiste mais clientes.

 

6. Construa um programa de fidelidade

 

Hoje, contar com um programa de fidelidade também pode ajudar a conquistar mais clientes.

Um programa de fidelidade, por exemplo, pode atrair aqueles clientes que desejam economizar, mas sem abrir mão de uma refeição de qualidade.

Muitos dos estabelecimentos comerciais criam um programa de fidelidade baseado no consumo do cliente. Por exemplo, a cada 10 pedidos feitos, o consumidor terá direito a uma refeição grátis ou a um percentual de desconto que pode ser utilizado em um pedido.

 

7. Fotografe e publique imagens das refeições do seu restaurante

 

Há quem diga que os olhos também comem, e com razão. Ou vai dizer que você nunca viu uma comida deliciosa em uma vitrine de um restaurante e não a desejou com seus olhos? Tendo ciência que muitas pessoas são assim, então por que não fotografar e publicar as imagens das refeições do seu restaurante nas redes sociais?

Essa é uma estratégia utilizada por muitos estabelecimentos de alimentação. É uma forma de aguçar o desejo de consumo do consumidor e de fazê-lo se dirigir até seu restaurante. No entanto, vale salientar que é importante contar com profissionais qualificados e especializados nesse nicho, para que assim as imagens consigam mais vendas que palavras.

Viu que é possível conquistar clientes para seu restaurante com apenas algumas dicas? Assim, não as deixe de colocá-las em prática, pois isso pode fazer com que seu estabelecimento comercial alcance seus objetivos com rapidez.

Você sabia que contamos com um sistema que pode otimizar e simplificar o processo logístico do seu restaurante? O Foody Delivery possui recursos capazes de simplificar essa operação, tornando-a mais assertiva, segura e eficiente. Acesse nosso site para conhecê-lo melhor. Que tal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.