Inadimplência em empresas de entregas: como evitar prejuízos e aumentar os lucros

Você é dono de uma empresa de entrega? Está tendo muitas dores de cabeça com seus clientes por falta de pagamento? Então esse conteúdo é para você. Vamos lá!

Sabemos que as empresas de entrega são um setor essencial da economia atual, garantindo que produtos cheguem aos seus destinos com segurança e rapidez. No entanto, esse setor também é impactado pela inadimplência, que pode ter efeitos negativos significativos.

A inadimplência nas empresas de entregas é um desafio que impacta diretamente a saúde financeira e a lucratividade desse negócio. Mas o que é a inadimplência? A inadimplência nada mais é do que um cliente deixar de cumprir com o pagamento por um serviço de entrega, e neste caso, geralmente o prejuízo é imediato e pode desencadear uma série de consequências desfavoráveis para o seu negócio. Este problema, que afeta empresas de todos os tamanhos, requer uma abordagem estratégica e soluções proativas para diminuir seus efeitos negativos.

O setor de entregas enfrenta um cenário específico quando se trata de falta de pagamento dos clientes. As operações demandam custos consideráveis, desde a mão de obra dos entregadores até despesas operacionais como combustível, manutenção de veículos, sistemas, entre outros. Quando um pagamento não é realizado pelo cliente, os impactos financeiros podem ser significativos, especialmente devido aos altos custos envolvidos nesse tipo de operação.

Então, sabemos que existem muitas empresas que não se preocupam em garantir o pagamento dos seus clientes. E isso é um problema, não acham? Afinal, se o cliente não pagar, a empresa pode quebrar. 

Agora vamos ver alguns problemas que a falta de pagamento pode trazer à empresa de entrega e algumas soluções nos ajudarão a virar o jogo!

 

Principais problemas devido a inadimplência 

Prejuízo financeiro direto

Quando o cliente não paga, a empresa perde dinheiro. E isso é especialmente perigoso para empresas pequenas, que não possuem recursos suficientes para arcar com esses custos. 

A maioria das empresas cobram do estabelecimento após realizar as entregas para, então, pagar os entregadores. Mas, se o cliente estabelecimento delivery não pagar, a empresa pode ter problemas graves para pagar seus entregadores. Ou seja, a inadimplência pode causar uma bola de neve.

Aumento nos custos operacionais

Além do prejuízo financeiro direto, a inadimplência também pode levar a um aumento nos custos da operação como um todo. Até porque as empresas precisam, em alguns casos, investir recursos para cobrar clientes inadimplentes, como advogados, cobrança extrajudicial e até mesmo ações judiciais.

Empresa engessada e sem crescimento

Sabemos que, se o cliente não pagar, a empresa vai perder dinheiro. E isso pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento do negócio. Por exemplo, a empresa pode ter que reduzir os investimentos em marketing. Isto pode dificultar que ela atraia novos clientes. Ou, então, a empresa pode ter que reduzir os investimentos em expansão. Isso pode impedir que ela abra novas unidades ou ofereça novos produtos e serviços. E, ainda, a empresa pode ter que reduzir os investimentos em inovação. Isso pode fazer com que ela perca competitividade no mercado.

Impacto na imagem da empresa

A inadimplência também pode ter um impacto negativo na imagem da empresa. Isto ocorre porque os clientes inadimplentes podem se sentir frustrados ou insatisfeitos com o serviço prestado, o que pode levar a reclamações e até mesmo a uma perda de clientes. Em muitos dos casos, o cliente inadimplente até mesmo bloqueia a empresa de entrega cortando todos os vínculos com ela. O que acaba trazendo uma grande dor de cabeça para a prestadora de serviço de entregas.

Vimos que os problemas para a sua empresa de entregas podem ser muitos devido a falta de pagamento de seus clientes, mas quais são os principais motivos disso tudo?

 

Principais motivos que podem causar inadimplência

Existem diversas causas para a inadimplência em empresas de entregas. Entre as principais, podemos destacar algumas:

Modelo de cobrança pós-pago

Esse é o modelo mais comum utilizado por empresas de entregas. No pós-pago, o cliente paga pelo serviço somente após a realização do mesmo. Geralmente, esse pagamento é realizado semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com o valor total das entregas realizadas pela empresa de entregas prestadora do serviço. Isso pode aumentar o risco de inadimplência, pois o cliente pode, por algum motivo, atrasar o pagamento, se recusar a pagar ou simplesmente não ter condições de arcar com o valor das entregas.

Falta de transparência nas cobranças

 As empresas de entregas devem ser claras e transparentes sobre as suas cobranças. Se o cliente não entender como o serviço é cobrado, ele pode se sentir enganado e, consequentemente, ficar inadimplente.

Problemas com o atendimento ao cliente

 Alguns dos problemas mais comuns de atendimento ao cliente nas empresas de entregas são:

Atraso na entrega: Esse é o problema mais comum e também o que mais gera insatisfação entre os clientes.

Perda ou dano da mercadoria: Outro problema grave que pode levar a reclamações e até mesmo a processos judiciais.

Atendimento ruim: Os clientes podem se sentir frustrados ou insatisfeitos com um atendimento demorado, desinformado ou mal educado.

 

Soluções para evitar a inadimplência nas empresas de entregas

O cenário está difícil para todo mundo. E isso inclui as empresas de entregas. Para sobreviver, as empresas de entregas precisam reduzir a inadimplência. E pra isso, elas podem adotar algumas estratégias. Vamos ver algumas:

Realizar uma avaliação de crédito dos clientes

Antes de fechar um novo contrato com um cliente de estabelecimento delivery, as empresas de entregas podem realizar uma avaliação de crédito do cliente. Isso pode ajudar a identificar os clientes com maior risco de inadimplência.

Melhorar o atendimento ao cliente

 No mundo competitivo dos negócios, o atendimento ao cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. No setor de entregas, não é diferente. Os clientes esperam um serviço de qualidade, com rapidez, eficiência e atenção às suas necessidades. O atendimento ao cliente é importante para as empresas de entregas por diversos motivos. 

Primeiro, ele ajuda a fidelizar os clientes. Quando um cliente tem uma boa experiência com o atendimento, é mais provável que ele volte a fazer negócios com a empresa.

Segundo, o atendimento ao cliente pode ajudar a aumentar as vendas. Quando os clientes estão satisfeitos com o serviço, eles estão mais propensos a recomendar a empresa a outras.

Terceiro, o atendimento ao cliente pode ajudar a melhorar a imagem da empresa. Quando os clientes têm uma boa experiência com o atendimento, eles têm uma visão mais positiva da empresa.

Modelo de cobrança caução

O caução é uma garantia que as empresas de entregas pedem para os estabelecimentos que utilizam do serviço delivery. O caução é eficaz até certo ponto, mas ele tem alguns problemas. Primeiro, é que nem sempre o caução cobre o total de entregas realizadas no período. Também o cliente fica com um dinheiro preso, que ele poderia usar pra outra coisa. Outro problema é que o valor do caução é difícil de calcular. E, se o movimento do cliente aumentar, a empresa de entregas pode precisar de uma garantia maior. Aí, o cliente pode ficar chateado, porque vai ter que pagar mais. Ou seja, o caução pode gerar conflito entre cliente e empresa de entregas.

Oferecer o modelo de cobrança pré-pago

O pré-pago é um modelo de cobrança em que o cliente paga pelo serviço antes de recebê-lo.Esse modelo de cobrança é uma estratégia eficaz que oferece diversas vantagens para as empresas, incluindo redução da inadimplência, aumento da previsibilidade de receita, redução dos custos operacionais e melhora da imagem da empresa.

Para implementar o modelo de cobrança pré-pago, as empresas precisam fazer algumas mudanças em seus processos operacionais. No entanto, esses investimentos podem ser compensados pelos benefícios que essa estratégia oferece.

O iFood é a maior plataforma de delivery do Brasil, com mais de 2 milhões de restaurantes cadastrados. A empresa paga os repasses aos estabelecimentos parceiros todas as quartas-feiras. Para as empresas que trabalham com o modelo pré-pago, a data do repasse do iFood é ainda mais importante. Este dia da semana pode ser uma oportunidade, porque essas empresas precisam adicionar créditos na conta da empresa de entregas para que os motoboys possam continuar trabalhando.

O modelo pré-pago é uma alternativa ao modelo de caução. Nesse modelo, os estabelecimentos pagam pelos serviços de entrega à medida que os utilizam o valor que, então, é debitado diretamente de sua conta com a empresa de entregas. Isso pode reduzir a inadimplência.

Além de reduzir a inadimplência, o modelo pré-pago também pode melhorar o fluxo de caixa dos estabelecimentos delivery. Isso porque eles não precisam disponibilizar um valor alto de uma só vez para o caução. Eles podem ir adicionando créditos conforme for entrando receita no caixa.

Mas e se houvesse uma solução inovadora que não só eliminasse esses obstáculos, mas também otimizasse seus processos de logística? Apresentamos a ferramenta de contas pré-pagas no sistema da Foody Delivery – uma revolução no setor de entregas que vai transformar a forma como você gerencia suas operações.

 

Sistema Foody Delivery e sua funcionalidade Pré-Pago para empresa de entregas

A Foody Delivery é um sistema de gestão de logística delivery projetado para empresas de entregas. O diferencial? A opção de adotar um modelo pré-pago, permitindo que você coloque créditos antecipadamente e os debite conforme as entregas de seus clientes são realizadas. Esta abordagem única oferece uma maneira eficaz de lidar com a inadimplência enquanto simplifica e agiliza suas operações de entregas.

Essa funcionalidade veio para ajudar a sua empresa a crescer e fazer novas parcerias, trazendo credibilidade para o seu negócio e transformando sua maneira de cobrança.

 

Benefícios da funcionalidade de contas Pré-Pagas da Foody Delivery

1. Redução da Inadimplência

Com o modelo pré-pago, você elimina o risco de inadimplência.  Ao receber os pagamentos antecipadamente, sua empresa evita os impactos financeiros negativos causados pela falta de pagamento dos clientes. 

2. Controle Financeiro

Ao ter créditos pré-pagos, você ganha maior controle sobre suas finanças. Isso ajuda a ter uma previsão mais assertiva no fluxo de caixa, permitindo uma gestão mais eficiente e precisa do seu capital de giro.

3. Transparência 

Com a Foody Delivery o controle dos créditos é feito automaticamente pela plataforma, permitindo que cliente e empresa de entregas, saiba exatamente o saldo da conta após cada entregas, além de possuir todos os registros em relatórios para acompanhamento das operações.

4. Agilidade e Eficiência Operacional

Ao usar o sistema Foody Delivery, você simplifica suas operações. O modelo pré-pago agiliza os processos de cobrança, permitindo que você se concentre no mais importante: entregar um serviço de qualidade aos seus clientes.

5. Flexibilidade para os Clientes

Este modelo não apenas beneficia a empresa, mas também os clientes. Oferecer a opção de pré-pagamento pode atrair clientes que preferem ter créditos disponíveis e não se preocupar com pagamentos após cada entrega.

6. Segurança para adesão de novos clientes

A adesão de novos clientes é um passo importante para o crescimento de uma empresa de entregas. No entanto, pode ser uma tarefa desafiadora, pois as empresas não conhecem o perfil dos novos clientes e podem ter receio de inadimplência. O modelo pré-pago da Foody Delivery também pode dar maior controle sobre as entregas e o saldo inicial dos novos clientes. Isso pode ajudar as empresas a evitar problemas, como entregas não realizadas ou saldo insuficiente para a realização de entregas.

E aí? Está esperando o que para dormir sem dor de cabeça com a inadimplência de sua empresa de entregas? 

Gostaria de mais informações sobre a funcionalidade de controle pré-pago da foody delivery? Clique aqui e saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *