Sistema de logística de entregas rápidas: Guia completo para empresas de entregas e estabelecimentos!

Sistema de logística de entregas rápidas e a relação com a logística expressa. Você já ouviu falar de gestão da logística expressa? Não?!  Neste post eu vou te explicar detalhadamente tudo sobre a logística expressa e como existem sistemas específicos que podem tornar possível e real o gerenciamento da logística própria das empresas de entregas e dos estabelecimentos com frota própria de entregadores.

Logística expressa

Logística expressa é um modelo que refere-se a logística rápida, ou seja, aquela que deve ser concluída em um curto espaço de tempo.

Por exemplo, a entrega de um pedido do restaurante ao seu cliente final desde o momento em que o cliente pede a comida até o momento em que o motoboy faz a entrega deve ocorrer de forma rápida, diferente de quando você faz uma compra online e tem um prazo de dias para chegar na sua casa.

Delivery

Quando falamos de Delivery, existem etapas que constituem toda a operação.

  • O pedido: quando um cliente entra em contato e realiza um pedido direto ao restaurante.
  • O preparo: quando o restaurante se mobiliza internamente para fazer o preparo desse pedido.
  • A entrega: quando este restaurante ou estabelecimento se organiza logisticamente para levar o pedido até o cliente.

Quando você é uma empresa de Entregas

Existem vários modelos de empresas de entregas express, se você quer saber mais, eu abordo de forma detalhada neste post.

Basicamente, estamos falando aqui de uma empresa que terceiriza as entregas de restaurantes, farmácias, hamburguerias, pizzarias e até mesmo auto peças, ou seja, estabelecimentos que fazem Delivery mas não possuem frota própria de entregadores.

Esta empresa é constituída por entregadores e um responsável por gerenciar a operação. É aí que o software de logística entra! Quando uma empresa não utiliza o sistema, geralmente uma pessoa fica responsável por gerenciar grupos de whatsapp de motoboys, roteirizar, acompanhar status das entregas, entre outros.

Quando você é um estabelecimento que faz Delivery e possui sua frota própria de motoboys

Neste cenário, temos o dono ou gerente do estabelecimento que precisa lidar com várias questões no dia – gerenciar o pessoal, os pedidos, estoque,a logística, entre outros. Quando o estabelecimento tem uma operação logística bagunçada fica inevitável a insatisfação do cliente final.

Com tantas questões assim, é difícil gerenciar a logística das entregas sozinho e até mesmo se houver uma pessoa só pra isso, operações logísticas não automatizadas impedem o crescimento do estabelecimento em número de entregas.

Quando você é um centro de distribuição logístico

Como eu disse anteriormente, as compras online levam um período para de fato chegarem ao local do destinatário e não se caracteriza como logística expressa. No entanto, se dividirmos as etapas desse tipo de logística, encontraremos processos de logística expressa, tal como a logística de última milha.

A Logística de última milha refere-se a quando o pedido chega do correio ao centro logístico mais próximo do destinatário e é retirado pelo entregador e entregue ao destinatário.

Este processo é bem parecido com o Delivery pois se trata de uma entrega rápida, feita no mesmo dia e também carece da utilização de um sistema que ofereça roteirização, monitoramento e despacho das entregas.

A correta utilização do sistema proporciona principalmente a alta satisfação do cliente, pois evita atrasos nas entregas. Além disso, a roteirização otimizada reduz custos logísticos.

O que o sistema logística de entregas rápidas deve oferecer

Agora que você entendeu a complexidade das entregas expressas, que precisam acontecer no mesmo dia e em um curto espaço de tempo, é hora de entender também quais são as principais ferramentas desse tipo de logística.

Rastreamento de entregadores

Um ponto importante sobre as entregas rápidas é que para manter a qualidade do serviço é necessário rastrear as entregas e entregadores.

Imprevistos acontecem mas é preciso agir rápido. Se um acidente acontecer com seu entregador, você precisa garantir que a entrega chegue ao destinatário independente da situação.

Se você souber onde está seu entregador poderá identificar rapidamente caso haja um acidente.

Roteirizador – otimizador de rotas

A realidade das entregas rápidas é que você vai despachar mais de um pedido por viagem.

Para reduzir os custos, a melhor estratégia é otimizar as rotas e isso só é possível com a utilização de um sistema que calcula em questão de segundos a melhor rota para todas as entregas.

Aplicativo para motoboy

Para empresas de entregas que oferecem aos seus clientes o modelo de motoboy em nuvem ou motoboy por solicitação, o ideal é que o entregador possa aceitar e recusar solicitação de entrega e isso só é possível com aplicativo.

Além disso, somente é possível rastrear as entregas se o motoboy estiver com o serviço de localização ativado através de um aplicativo.

Distribuição automática das entregas

Se o estabelecimento tem um número grande de entregas, o ideal é que os pedidos sejam despachados e distribuídos automaticamente entre os entregadores. você não precisa despachar cada entrega manualmente para cada entregador, basta receber os pedidos dos restaurantes e deixar que o sistema distribua eles entre seus motoboys de forma automática.

Relatórios

Na hora de pagar os motoboys fica muito fácil fazer um filtro das entregas da semana ou do dia, dependendo de como funciona a rotina de pagamentos do estabelecimento ou da empresa de entregas, no sistema. Você conseguirá puxar um relatório e obter informações sobre seus pagamentos e recebimentos com muito mais detalhes.

Integração com o iFood e outros players de Delivery

Sabemos o quanto o iFood e outros players são importantes para os estabelecimentos por funcionar como uma vitrine, mas naturalmente o custo de utilizar a solução inteira (logística e marketplace conhecido como full service) fica muito mais caro para o estabelecimento.

O cenário perfeito é ter uma logística própria gerenciada por um software que seja integrado com estes players. Para as empresas de entregas, é ideal ter um sistema com essas integrações para atender melhor os seus clientes.

Gerenciar uma logística de entregas rápidas é o ponto chave para o sucesso de estabelecimentos e empresas de entregas justamente por ser o core de seu serviço: levar o pedido de forma rápida e cuidadosa ao seu cliente final.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o software de gerenciamento logístico deixou de ser um investimento adicional para se tornar uma necessidade.

Sistema de logística de entregas rápidas

Agora que você entendeu a complexidade das entregas expressas e caso tenha sentido a necessidade de um sistema para turbinar o seu Delivery, entre em contato conosco.  A Foody Delivery possui sistema de logística de entregas rápidas com soluções muito completas no que diz respeito a empresas de entregas e estabelecimentos que fazem entregas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.