Caso de sucesso de um restaurante de comida brasileira

Neste post falaremos como a Foody Delivery tranformou o processo de entrega do nosso antigo restaurante, uma franquia de comida brasileira. Vamos falar de como era antes da utilização da Foody Delivery e como nossa operação mudou completamente após a introdução do sistema.

Resultados Alcançados

  1. Uma redução de aproximadamente 25% no nosso custo com motoboys;
  2. Redução no atraso das entregas principalmente no sábado que era o dia de maior movimento;
  3. Visibilidade de tudo que acontecia com as nossas entregas e motoboys, em tempo real;
  4. Capacidade para atender e despachar até 100 entregas com dois funcionários.

A HISTÓRIA: uma franquia de comida brasileira

Tudo começou em 2015, quando eu, profissional da área logística, graduada e pós graduada, abri meu primeiro negócio. Era uma franquia da Brasileirinho Delivery que é uma rede de restaurantes de comida brasileira servida no box. Nossa unidade era no formato delivery, 100% delivery, não havia salão no local para refeições.

Para mim, profissional de logística, a palavra delivery me soava bastante familiar. Claro que delivery de comida não é a mesma coisa que delivery de containers, que era minha experiência, mas a teoria é bem semelhante.

Minha experiência trabalhando em grandes empresas, como o grupo Volkswagen, me permitiu desenvolver muitos processos no restaurante para torná-lo controlável sem que eu precisasse ficar em cima dos profissionais que trabalhavam comigo. Porém, não sentia esta mesma firmeza com o processo de entrega dos pedidos. Infelizmente, o nosso sistema de gestão não fornecia qualquer controle dos deliveries.

O Daniel que é meu marido e sócio, profissional há 15 anos na área de TI, tentou me ajudar a buscar algum sistema para resolver essa dificuldade. Porém, na época, encontramos somente fornecedores de sistemas para empresas de motoboys ou logística ou ainda empresas de motoboys que forneciam o serviço de entrega. Aquilo não era exatamente o que precisávamos e também não estavam dentro de um orçamento viável.

Foi desta necessidade que nasceu a Foody Delivery.

O DESAFIO: botar ordem na casa

Quando começamos a operação do nosso restaurante delivery, vimos que a entrega de uma refeição envolve diversos fatores para que seja um sucesso. Porém, nem sempre isso é possível, principalmente quando estamos de olhos parcialmente vendados para a situação.

Os fatores que cito acima são:

  • refeição com apresentação aceitável pelo cliente;
  • refeição chegar quentinha;
  • refeição chegar dentro do prazo estipulado;
  • refeição chegar completa, sem faltar nenhum prato, bebida ou sobremesa.

Parece óbvio que se pedimos algo, vamos receber algo, mas sabemos que na prática acontecem erros. O que precisamos é minimizar tais erros para que, na grande maioria das vezes, o cliente fique satisfeito e passe a ser cliente frequente.

Pois bem, alguns dos fatores acima atrelamos à cozinha, mas outros fatores estão totalmente relacionados ao atendimento e à entrega em si. Primeiro porque o atendente deve compreender o pedido do cliente e processá-lo corretamente para entregar à cozinha e segundo que a garantia de entrega com a apresentação adequada e no prazo estipulado é de grande parte responsabilidade do entregador.

O delivery é uma peça fundamental do restaurante. Não adianta ter a melhor comida brasileira da cidade se ela chega fria para o cliente.

Visto isso, começamos a sentir uma enorme dificuldade de monitorar o último passo e garantir que estávamos atendendo o nosso cliente por completo. Vamos dizer, nós éramos um restaurante 100% delivery e não conseguíamos controlar bem o nosso próprio delivery. Parece estranho? Eu sei disso, mas é assim que nos sentíamos. Basicamente nós sofríamos de todos os 3 grandes problemas que podem matar um delivery, até fizemos um post sobre estes problemas.

 A SOLUÇÃO: veio com a Foody Delivery

Como não havia nenhum software para resolver nosso problema, resolvemos criar o nosso próprio sistema. Começamos com uma versão básica onde só existia um mapa com as entregas plotadas. Com o tempo desenvolvemos também o aplicativo android para monitorar os motoboys. Logo depois acrescentamos relatórios, mapa de calor e outras funcionalidades.

Agora a Foody Delivery estava completa e nosso delivery estava turbinado.

Se quiser ter uma idéia de como o sistema funciona hoje e o que ele pode fazer, dá uma olhada nestes dois posts aqui:

Como organizar suas entregas com a Foody Delivery

Monitoramento de motoboys com a Foody Delivery

Na época tinhamos um grupo de franqueados e comentamos sobre o sistema que estávamos usando para gerenciar o nosso delivery. Foi aí que outros franqueados começaram a se interessar pelo sistema. Alguns deles tinham volume maior que a gente, algo como 150 entregas aos sábados.

Nós queríamos ajudar os outros franqueados da rede com o nosso sistema, já que ele trouxe tantos benefícios para nós. Isso foi em 2016 e estávamos no meio de uma crise econômica onde muitos restaurantes tiveram que fechar as portas. Então, estruturamos o sistema para se tornar um produto que pudesse ser comercializado.

Assim criamos os planos de assinatura da Foody Delivery no qual o restaurante paga um valor mensal para usar o sistema. Quando liberamos o sistema, muitos franqueados já se tornaram assinantes e são nossos clientes até hoje. Veja o depoimento de um de deles:

“Nossa unidade trabalha com o Sistema da Foody Delivery há 2 anos e não conseguimos imaginar nossa operação sem este sistema. Ele é ótimo, prático, preço acessível e ajuda na organização das entregas. Facilita tanto para os entregadores, quanto para os atendentes na hora de despachar as entregas. Meus entregadores adoram usar o aplicativo no celular, pois é possível traçar a rota caso eles não saibam onde é o endereço, o que facilita e traz mais comodidade para a operação. Recomendamos a todos empresários que trabalham no ramo de Delivery”

Bruno Utrera - Brasileirinho Delivery

 

Não existe taxa de instalação nem qualquer outra taxa escondida em letras miúdas. Você paga mensalmente e cancela quando quiser, simples assim. Você pode experimentar este sistema gratuitamente. Por isso, clique no botão abaixo.

QUERO EXPERIMENTAR

Se tiver alguma dúvida pode deixar um comentário aqui no blog ou no facebook e não esqueça de curtir nossa página e também compartilhar este post no facebook. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *