Os principais problemas com motoboys nos estabelecimentos delivery e como resolvê-los

Quem é dono de estabelecimento delivery sabe o quanto a logística das entregas pode ser desafiadora. Problemas com os entregadores podem ser frequentes, principalmente se a estrutura da sua operação tiver pouca organização. Abaixo, listamos os problemas mais comuns e como você pode resolvê-los, vamos nessa? 

Riscos trabalhistas

Se você tem pouco volume de entregas e por isso não precisa de muitos entregadores para sua demanda, contratar um motoboy autônomo e não registrá-lo pode parecer uma excelente ideia para economizar na logística – mas não é!

Este modelo de trabalho oferece riscos trabalhistas ao seu negócio, porque este entregador estará se reportando diretamente à você, muitas vezes presta serviço todos os dias e isso já pode ser caracterizado como vínculo empregatício.

Se acontecer qualquer acidente com o entregador, você será penalizado por isso e o entregador também pode entrar na justiça clamando por direitos trabalhistas. 

Neste caso, o ideal é que você contrate uma empresa de motoboys local que se comprometa com as entregas do seu estabelecimento. Dessa forma, você conseguirá suprir a demanda de entregas do seu negócio sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado ao cliente final.

Se a sua opção ainda for obter minimamente o controle da logística mas ainda não tem um volume grande, você pode dividir o serviço de vários motoboys autônomos com outros restaurantes próximos ao seu, em uma central de entregas da Foody Delivery por exemplo.

Dessa forma, os motoboys têm a escolha de aceitar ou recusar as solicitações e ainda prestar o serviço para vários estabelecimentos, dentro desta central. Isso ajuda a não caracterizar vínculo empregatício. 

Agora se você pretende ter um motoboy ou uma frota alocada somente para o seu negócio, o ideal é que você registre-o como funcionário para evitar problemas futuros.

O vínculo empregatício se dá por conta de alguns fatores como: controle da agenda do funcionário ou quando ele se reporta diretamente a você. Por isso, é importante que você regularize a situação para evitar ou até mesmo se proteger de processos trabalhistas.

Se você precisar de mais informações, dê uma olhada nessa entrevista que a Foody fez com uma advogada trabalhista sobre este tema. 

Neste modelo de logística, é preciso ter um bom nível de organização para otimizar a operação, do contrário, pode se tornar um transtorno ainda maior. A Foody Delivery tem um sistema perfeito para automatizar todo processo de logística de estabelecimentos Delivery com frota própria

Baixas avaliações no iFood causada por entregas ruins

O entregador tem o mesmo papel de um atendente de mesa – entregar a comida com qualidade ao cliente final. Por isso, cuidado com a ideia de querer se livrar de uma dor de cabeça ao optar pela logística das plataformas full services como iFood, ubereats etc.

Alguns entregadores não tem compromisso com a qualidade do serviço e sim com a quantidade de entregas que fazem no dia. Por isso, quando ocorre algum problema, é muito complicado obter suporte destas plataformas e a responsabilidade acaba sendo do restaurante, que precisa corresponder à expectativa do cliente.

Atrasos, pedido revirado na embalagem, entregador que sumiu com a comida são as reclamações mais frequentes e no final das contas, o cliente deixa de pedir no restaurante e não na plataforma.  

A melhor solução para isso é: você pode continuar utilizando o marketplace para vender mais e conseguir novos clientes e terceirizar a sua logística com empresas de entregas locais, que terão mais compromisso com o seu negócio. Geralmente sai mais barato e a qualidade do serviço será melhor!

Você não consegue reter os motoboys

Este é um drama frequente de donos de Delivery com frota própria de entregadores. Alguns motivos podem ser a causa deste transtorno, como: 

A sua logística é desorganizada e não automatizada

Com o fenômeno das plataformas de Delivery, o motoboy tem muitas opções de trabalho com facilidades como aceitar uma entrega ou não e trabalhar em horários flexíveis, fora a facilidade de uso dos aplicativos. Por isso, quando ele se depara com um estabelecimento onde tudo é uma bagunça, não tem aplicativo e nem uma boa demanda de corridas – você corre um sério risco de ficar sem motoboys! 

Você está pagando pouco!

Não me entenda mal, mas esse é um fator muito importante para o entregador (e para qualquer outro trabalhador). A mentalidade é fazer o dia valer a pena. Se você não é um bom gerador de entregas e está pagando pouco, ele com certeza vai procurar outras opções mais rentáveis. 

Quando você automatiza seu processo de logística e isso para de ser um impasse para seu crescimento, seu negócio começa a escalar e se tornar um excelente gerador de entregas para os motoboys. Para isso, implemente a tecnologia e ofereça uma plataforma simples e fácil de usar para o seu motoboy. 

Você nunca sabe onde está o motoboy

Sabe quando o cliente liga perguntando onde está o pedido e você não sabe dizer? Este é um claro sinal de que sua logística está desorganizada.

Para resolver o problema, é necessário que você tenha um sistema capaz de monitorar os motoboys. Dessa forma, quando um cliente ligar, você conseguirá dar um feedback claro sobre o pedido e consequentemente o cliente não ficará frustrado. 

Sistema de logística para delivery!

Tenha o controle das suas entregas e entregadores. Uma plataforma de logística com aplicativo para entregadores, planejamento de rotas, rastreamento de motoboys para deixar sua operação logística automatizada e eficiente.

Brigas frequentes entre os motoboys por entregas

Os motoboys não devem ser responsáveis por escolher quais entregas irão realizar. Neste caso você tem duas opções: contratar uma pessoa responsável por distribuir as entregas e roteirizar de maneira justa e transparente ou aderir a um sistema que faça isso automaticamente por você. 

Como eu sempre gosto de repetir “Não adianta você ter a melhor pizza da cidade se ela chega de qualquer jeito para seu cliente com duas horas de atraso.” você acabou de perder esse cliente. Por isso, não negligencie a logística do seu Delivery, pois sem ela você não consegue escalar o seu negócio. 

A Foody Delivery tem soluções para todos os modelos de logística. Entre em contato para saber mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *