Delivery sushi: 5 passos para começar o seu

Montar o próprio negócio, ao mesmo tempo, é um sonho, e também é um desafio. Entretanto, o sonho de ter o próprio delivery de sushi não está tão distante quanto parece. Com as informações necessárias em mãos, você consegue se organizar e pôr em prática os seus planos.

O Instituto Food Service Brasil aponta que apenas no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 6,3% no número de bares e restaurantes no país. Desse total, boa parte é representada pelos deliveries que cada vez ganham mais espaço no mercado.

O período de pandemia trouxe inovação e investimento em um setor do mercado alimentício que estava um tanto quanto esquecido: o setor de entregas! Apenas em 2021, houve um aumento de 24% no delivery, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Com cada vez mais pessoas desejando comida de restaurante, mas sem sair de casa, quem quer investir em um novo negócio, pode considerar um espaço apenas para retiradas e entregas.

E é fácil perceber que o sushi nunca sai de moda. Apesar de ser parte da culinária tradicional japonesa, o Brasil reinventa o estilo de cozinhar e atrai cada vez mais apreciadores para esse tipo de cozinha. Assim, o consumidor recebe a refeição no conforto de casa e você lucra mesmo sem precisar de mesas ou garçons.

A seguir, preparamos um guia com 5 passos para você começar o seu próprio delivery de sushi.

Passo 1: Comece pelo básico

Antes de começar a cozinhar e vender, estude o mercado da sua região. Faça uma análise dos restaurantes japoneses locais e dos deliveries disponíveis. Anote pontos negativos e positivos para saber o que fazer e o que não aplicar no seu negócio.

Como fazer comida japonesa

Se além de empresário, você for o chef, estude a culinária japonesa. Ambos, pratos frios e quentes são sempre bem-vindos, afinal, o público pode variar e você não quer perder a venda.

Se preferir, contrate um sushiman, esse tipo de profissional é especialista em comida japonesa e sabe como preparar as refeições, além de manusear e conservar os peixes, muito comuns nos pratos frios.

Administração de negócios

Ainda que você tenha pessoas para ajudar a gerir o negócio, é importante conhecer os aspectos da atividade comercial.

Antes de se aventurar no mundo dos restaurantes, é importante conhecer um pouco sobre administração de negócios. O SEBRAE oferece cursos gratuitos e online de empreendedorismo, finanças, e até de organização e inovação.

Entender o quanto será necessário para começar o seu delivery de sushi, prazo para retorno de investimento, o que é e como funciona o capital de giro, são aspectos importantes de uma gestão de sucesso.

Passo 2: Dê atenção às instalações

Equipamentos

Tão importante quanto a marca e o lucro, são as instalações – isso inclui espaço e equipamentos de cozinha. Afinal, sem isso é impossível produzir e vender. Lembre-se de separar uniformes para sua equipe – além de profissionalismo, traz mais organização e higiene ao negócio.

A cozinha comercial ou industrial exige equipamentos diferenciados, como freezer, geladeiras maiores e mais potentes, fogões entre outros utensílios. É impossível fazer sushi sem um bom jogo de facas e panelas para o arroz.

Espaço

Opte por materiais inoxidáveis, isso inclui os balcões de preparação. Pode ser que o seu delivery precise de mesas refrigeradas para os pratos prontos e que aguardam a entrega.

Além disso, é importante que o espaço seja arejado e fácil de higienizar. Você não precisará de um espaço muito grande se tiver uma equipe pequena. Você pode decorar a área comum do seu restaurante, além de oferecer um local para clientes e entregadores aguardarem a retirada do pedido.

Passo 3: Escolha bem os fornecedores

Ingredientes

Priorize ingredientes locais, na medida do possível. Elemento presente na culinária japonesa, os peixes – como salmão e atum – devem ser adequadamente embalados e refrigerados até o momento do uso.

A escolha adequada de fornecedores para os ingredientes vai garantir o frescor e o sabor de cada prato.

Embalagens

Tanto na hora de armazenar os alimentos na etapa de pré-preparo quanto na hora da entrega, a escolha da embalagem é fundamental. Além de evitar que o preparo vire no caminho da casa do cliente, ajuda a reduzir os riscos de contaminação ou contaminação cruzada.

Esse é um cuidado com o seu negócio e o seu consumidor. O cuidado com o alimento e a saúde do cliente faz prolongar os negócios.

Passo 4: Descubra como chegar ao cliente final

Divulgação

Você pode postar foto dos seus pratos, vídeos dos bastidores da produção e até interagir com o público, deixando que o consumidor conheça quem trabalha com ou para você.

Crie uma conexão com o seu público através de posts nas redes sociais e anúncios patrocinados, para que ao pensarem na experiência de consumir a comida japonesa, lembrem-se do seu delivery.

Entregas

Divulgue em suas redes que se trata de um restaurante de delivery de comida japonesa. Informe horário de funcionamento e eventuais custos com taxas de entrega. Que tal oferecer descontos ou brindes para clientes que fizerem pedidos mais caros?

Lembre-se de que a entrega é a sua conexão física com o cliente e aposte em um atendimento cordial e atencioso. Por isso, prepare seus entregadores para lidar com o público e comece a deixar sua marca no comércio local.

Passo 5: Conte com um sistema de delivery

Benefícios dos APP’s de delivery

Para o restaurante, os aplicativos de delivery permitem desde o rastreamento da entrega, até otimização de rotas e relatórios de quantas e como foram as entregas.

A possibilidade de controlar preços por distância e de distribuição automática de entregas agiliza o trabalho de quem comanda o serviço na cozinha e dos motoboys, que vão levar o sabor da sua cozinha adiante.

Essa é uma forma de facilitar a logística do seu restaurante, sem precisar desenvolver o próprio sistema ou perder informações em razão de controles manuais e imprecisos.

Plataformas como a Foody são fáceis de utilizar e vão mudar a sua forma de trabalhar com entregas através da integração com outras plataformas.

Visite nosso blog ou acesse nosso site para conhecer todos os benefícios da Foody, o seu aplicativo de entregas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *