Cardápio digital para delivery: dicas para montar o seu

Para que um restaurante delivery alcance seus objetivos com rapidez, tendo sucesso, é essencial que conte com um bom cardápio. Vale dizer que é através dessa ferramenta que o cliente conhece melhor as refeições fornecidas pelo estabelecimento e tira suas dúvidas, optando pelo prato pelo prato desejado.

Tendo ciência disso, elaboramos este conteúdo para apresentar sete dicas sobre como elaborar um cardápio digital corretamente. Confira!

1. Mapeie os pratos fornecidos pelo seu restaurante delivery

Muitos restaurantes delivery contam com uma grande quantidade de refeições ou pratos, mas nem sempre colocam todos eles no cardápio, talvez com o pensamento de não sobrecarregar essa ferramenta com muitas informações. Contudo, esse é um comportamento que pode afetar o crescimento do estabelecimento.

Por isso, como primeira dica para montar o seu cardápio digital para delivery, mapeie ou numere todos os produtos/alimentos/refeições fornecidas pelo seu estabelecimento, de modo que assim consiga organizá-los nessa ferramenta. O cliente, sem dúvida, agradecerá, e muito, pois terá mais opções de pratos e bebidas para escolher. Assim, nada de colocar apenas as refeições e bebidas principais, combinado?

Por se tratar de um documento digital, é possível elaborar um bom e eficiente cardápio, com todas as refeições fornecidas pelo estabelecimento delivery.

2. Forneça descrições claras para cada refeição

De nada adianta mapear ou numerar todas as refeições do seu restaurante delivery se elas não vão receber descrições. Por isso, como segunda dica para montar o seu cardápio digital para delivery, forneça descrições claras e objetivas para cada prato fornecido pelo seu estabelecimento.

Normalmente, nas descrições de pratos são levados em consideração apenas os ingredientes principais que são utilizados para a produção da refeição. Por exemplo: Pizza de portuguesa: legumes (cebola, tomate, etc.), calabresa, ovo, etc. Essa é uma forma de garantir que o cliente saiba o que está pedindo. Além disso, permite a ele fazer a escolha certa de refeição.

3. Diagrame o cardápio atrativamente

Para montar o seu cardápio digital para delivery de forma atrativa, não basta apenas cuidar da parte textual dessa ferramenta. É essencial também diagramá-la de maneira que se torne atrativa para quem o visualiza.

O ideal é que a diagramação leve em conta os gêneros de produtos fornecidos pelo estabelecimento. Como assim? Por exemplo, na seção pizza se deve colocar as que são fornecidas. Já na seção comidas japonesas, as refeições correspondentes. Assim, fica mais fácil para o cliente encontrar o tipo de refeição desejada.

4. Coloque os preços de cada refeição fornecida

Muitos gestores preferem não colocar os preços das refeições no cardápio, talvez com a intenção de fazer com que o consumidor entre em contato com o estabelecimento. Esse é um erro que você não pode cometer.

Um cardápio digital para delivery deve fornecer todas as informações possíveis para que o cliente não precise ter de tomar outras ações para resolver suas dúvidas. Assim, para cada produto fornecido, coloque o preço, e caso tenha alguma promoção, coloque o preço promocional. Isso garante comodidade e conforto para o consumidor, que terá apenas que realizar a compra e receber seu pedido, nada mais que isso.

5. Imagens no cardápio

Uma forma de tornar seu cardápio digital para delivery mais atrativo é colocar imagens das refeições em cada parte correspondente. Assim, o cliente poderá não apenas saber quais são os itens utilizados para formar a refeição, mas também vê-la, o que pode aumentar seu desejo de consumo.

Contudo, vale destacar que é necessário contar com fotos profissionais, para que assim seu cardápio seja atrativo e tenha uma ótima qualidade. Utilizar imagens amadoras pode não ser uma boa escolha para o gestor que deseja garantir diferenciação para o seu estabelecimento comercial.

6. Assegure que o cardápio conte com um ótimo design

Além de ser necessário que o cardápio conte com uma excelente diagramação, cuide também da parte do design. O design do cardápio é mais abrangente que a diagramação em si, pois é preciso considerar elementos como cores, fontes do texto, imagens, entre outros aspectos.

O ideal é que o cardápio digital para delivery carregue as cores da marca, bem como a logo, para que assim o estabelecimento de alimentação se consolide no mercado, fixando-se na mente do consumidor.

7. Disponibilize o cardápio em suas redes sociais, site, etc.

Antes tarde do que nunca, após montar seu cardápio digital para delivery, é hora de garantir sua divulgação, para que assim o máximo de clientes tenha acesso a ele e realize seu pedido pelos canais de contato digital do estabelecimento.

A divulgação do cardápio digital para delivery pode ser feita utilizando algumas plataformas digitais, como:

Site do cliente: por exemplo, na parte produtos/refeições, disponibilize o cardápio, orientando o cliente a clicar na parte específica que o levará a esse documento. Muitos restaurantes publicam pratos principais em seu site, mas deixam um link disponível para que o cliente tenha acesso a todos os produtos.

Plataformas de delivery: hoje, o mercado está recheado de plataformas delivery. Elas possibilitam que estabelecimentos de alimentação realizem seu cadastro, ficando assim disponível para clientes e potenciais clientes. Então, é possível também criar como disponibilizar o cardápio digital para delivery nesses ambientes.

Redes sociais: por fim, você pode utilizar o perfil do restaurante nas redes sociais para divulgar seu cardápio digital para delivery. Isso pode ser feito em qualquer rede social, como, por exemplo, no Instagram. Há um espaço específico que pode ser adicionado o link que levará o cliente para seu cardápio.

No entanto, é importante que isso só seja feito nas redes sociais em que seus clientes estão presentes. Normalmente, hoje, quase todas as pessoas utilizam redes sociais como Instagram e Facebook, sendo elas uma ótima opção para divulgar seu cardápio.

Viu que com apenas que com apenas algumas dicas é possível montar o seu cardápio digital para delivery de forma rápida e atrativa? Por isso, não as deixe de colocar em prática para que o seu seja feito corretamente.

Seu restaurante já conta com algum sistema de logística para delivery? Em caso de resposta negativa, entre em contato conosco para conhecer o Foody. É a solução que seu estabelecimento precisa para crescer rapidamente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.