Roteirização de Entregas: como organizar as entregas da sua farmácia

Garantir a eficiência da entrega é um dos grandes desafios da maioria dos estabelecimentos que adotam o delivery como forma de vender seus produtos. Para as farmácias, é preciso ficar atento a alguns cuidados que podem ajudar muito na roteirização das entregas e otimizar o processo.

O serviço de delivery de farmácias cresceu muito nos últimos anos com surgimento de aplicativos e serviços dedicados a este tipo de prática. Esse desenvolvimento acompanhou o crescimento das vendas online, e assim como elas enfrenta grandes desafios quanto aos prazos e à otimização das suas ações.

Para garantir eficiência nas entregas, é preciso que a farmácia conte com um serviço que preza pelos prazos e que consegue atender aos clientes de forma rápida e cumprindo com o que foi estabelecido.

Assim, para os que atuam no ramo é essencial contar com bons prazos e com a capacidade de cumpri-los, bem como de construir uma rota de entrega eficiente. Confira como esta estratégia pode ser feita para beneficiar o seu negócio!

Dicas para garantir uma rota de entrega eficiente

Para prestar um bom serviço de delivery para a sua farmácia, algumas medidas precisam ser consideradas para que o processo de entrega seja otimizado e cumpra com os prazos que foram estabelecidos para o local. É preciso muita organização para que isso funcione da forma esperada.

Os pontos primordiais desse processo serão o atendimento, o tempo de entrega e a qualidade do serviço prestado. Portanto, a chave para otimizar a sua rota de entrega começará no momento que o atendimento ao cliente se inicia.

Algumas falhas nesse processo podem prejudicar todo o negócio, visto que a sua farmácia pode acabar recebendo muitas reclamações por demora na entrega dos produtos e também outras questões, o que fará com que ela fique com uma imagem negativa.

Portanto, foque nos aspectos citados, a começar pelo atendimento, para que o processo de entrega seja feito da forma esperada pelo cliente e possa dar destaque para a sua farmácia pelo bom serviço prestado.

Atendimento

O primeiro passo para uma rota de entrega otimizada e eficiente começa pelo atendimento. Muito se fala a respeito de prestar um bom atendimento e isso é essencial para qualquer negócio, mas há muito mais do que somente ser atencioso na hora de atender os clientes.

Portanto, no momento que o cliente entra em contato através do delivery da sua farmácia, é importante que o processo de atendimento seja eficiente para que traga consequências positivas para a entrega.

Dessa forma, é importante garantir que os seus clientes não ficarão esperando por resposta, seja através de qual meio eles realizarem os seus pedidos, como aplicativos ou telefone. Portanto, se a sua farmácia faz uso de um meio como um aplicativo especializado em delivery, foque neste ponto.

É importante atender de prontidão para que o resto do processo seja feito de forma otimizada e eficiente. A espera pode fazer com que os clientes acabem escolhendo por outro serviço. Isso faz parte do atendimento ideal para o seu negócio.

Adote um bom sistema

Existem várias formas de atendimento para o delivery, mas atualmente o que tem crescido na preferência das pessoas são os aplicativos e plataformas dedicadas ao delivery de produtos.

Portanto, é importante investir nesse tipo de serviço para maior comodidade dos clientes e também para que o atendimento seja beneficiado porque isso facilitará muito o procedimento.

Dessa forma, esse ponto se encontra com o do atendimento porque uma plataforma eficiente e que garante ao atendente muito mais facilidade no atendimento fará com que o produto seja entregue em um tempo correto e estipulado para tal.

Essas plataformas também asseguram que a farmácia tenha um controle maior do seu estoque e não divulgue produtos que não estão mais a disposição, fazendo com que os clientes esperem por algo que não chegará e alguns pedidos tenham que ser cancelados por erro.

Dessa forma, escolha um bom sistema que garantirá essa praticidade no atendimento. É fundamental que este lhe garanta aspectos capazes de facilitar o processo de atendimento e a entrega.

Cuidado com os prazos

Na hora de escolher o prazo para entrega, tenha cuidado e considere aspectos diversos que podem influenciar de forma negativa e causar atrasos.

Portanto, estabeleça prazos que são realistas com as condições do seu negócio para que o cliente tenha ciência do tempo que o produto vai demorar para chegar na sua residência.

Vale ressaltar que estabelecer prazos de entrega rápidos para garantir que mais pessoas vão se interessar e cumprir com estes pode ser altamente prejudicial ao seu negócio, pois vai apenas conquistar uma taxa de reclamações maiores.

Por isso, crie prazos que sejam condizentes com a situação da farmácia, visto que esse ponto é essencial para estabelecer uma confiança maior entre o cliente e a empresa.

Como organizar o delivery de forma eficiente?

Após estas dicas para criar uma rota eficiente, começando pelo atendimento até o processo relativo aos prazos, alguns outros pontos podem facilitar muito o processo de entrega do seu delivery.

Essas etapas servirão como um guia que pode ser adaptado para o seu negócio e a realidade dele. Entretanto, são aspectos primordiais e muito importantes para que o seu negócio obtenha resultados positivos.

    • Defina os valores das taxas de entrega;
    • Escolha o processo de entrega ideal;
    • Planeje rotas de entrega de forma cuidadosa;
    • Monitore o time de entregas;
    • Garanta uma experiência positiva para o cliente;
    • Faça informes sobre o status do pedido;
    • Peça para que os clientes avaliem o serviço.

Estes são pontos que podem parecer básicos, mas são essenciais para a construção de um delivery otimizado e eficiente. É importante estar atento ao que os clientes desejam e se eles estão satisfeitos com os procedimentos adotados para que novas medidas sejam tomadas.

Também é preciso entender quais aspectos não estão favorecendo os clientes e por isso é importante manter o contato direto, através das avaliações, para que se ouça claramente o que precisa ser mudado para a satisfação do seu público.

Dessa forma, considere investir em tecnologias, plataformas eficientes e formas de atender os seus clientes com métodos mais otimizados e automatizados para fornecer uma experiência positiva de atendimento e entrega.

Entre em contato através do nosso site e conheça mais sobre os serviços oferecidos pela Foody Delivery!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *