Mercado de restaurantes: 6 tendências do setor e porque apostar no delivery

O mercado de restaurantes é um dos mais rentáveis do mundo, uma vez que fatura bilhões de reais por ano. Mesmo em situações de crise, esse setor consegue se reinventar e sobressair, como foi no caso da pandemia da Covid-19. Nesse contexto, muitos dos estabelecimentos alimentícios adotaram o sistema delivery.

Assim, não é surpresa que empreendedores desejam investir nesse mercado. Contudo, é importante conhecer as tendências da área para que o negócio inicie com o pé direito ou seja fortalecido, no caso de já existir a algum tempo.

Neste post, apresentamos seis tendências para o setor e por que é importante apostar no delivery. Veja!

1. Delivery

Sem dúvida, o delivery é uma das principais tendências para o mercado de restaurantes. Consiste em um modelo de negócio que possibilita que o cliente faça seu pedido diretamente do conforto do seu lar, portanto, sem que precise se deslocar até o estabelecimento comercial.

Esse é um modelo de negócio que se fortaleceu na pandemia da Covid-19. No auge dessa situação de saúde pública, muitos restaurantes foram obrigados a fechar devido às medidas de isolamento impostas pelas autoridades públicas. Diante disso, tiveram que se reinventar e adotar o delivery como uma maneira de sobreviver no mercado. O fato é que esse sistema se tornou uma tendência, da qual muitos restaurantes não abrem mão atualmente.

Assim, caso seu estabelecimento de alimentação ainda não tenha adotado o sistema delivery, é bom repensar esse comportamento.

2. Cozinha regional

Outra tendência é investir em um cardápio que valorize a cozinha regional. Hoje, muitas pessoas têm atravessado o país e até mesmo o mundo para experimentar comidas regionais, que tenham relação com a identidade de uma cidade, estado ou região.

Ao adotar um cardápio regional, o restaurante não apenas valoriza sua culinária local, como também se diferencia no mercado, justamente por conta disso. Por exemplo, existem restaurantes que são mais conhecidos pelo seu cardápio regional do que pelo seu nome. Daí se pode ter uma noção de como é importante investir em um cardápio que seja capaz de mostrar o que a cultura local tem de melhor a oferecer em termos de alimentação.

3. Uso de tecnologias modernas

O uso de tecnologias para otimizar a realização de processos é uma tendência em todos os setores do mercado, e não é diferente com relação ao de restaurantes. Cada vez mais os estabelecimentos de alimentação têm adotado ferramentas tecnológicas capazes de garantir a otimização da realização de suas operações do dia a dia.

Por exemplo, o restaurante que conta com o sistema delivery precisa dispor de uma tecnologia que seja capaz de otimizar as entregas dos pedidos feitos pelos clientes. Normalmente, uma ferramenta como essa, a qual já existe no mercado, possui recursos que tornam isso possível, como:

➝ Roteirização de entregas: permite ao gestor criar roteiros eficientes para a entrega dos pedidos dos clientes. Com isso, é possível criar a melhor rota, aquela que fará com que o consumidor receba seu produto no menor tempo possível.

➝ Acompanhamento de entregas: um sistema de logística para restaurantes que trabalham com delivery não apenas possibilita a criação de rotas, como também permite o acompanhamento das entregas. Com base nisso, é possível verificar se o entregador está seguindo a rota que foi traçada.

➝ Coleta de informações de qualidade: também permite ao gestor se basear em dados fornecidos em tempo real pelo sistema para tirar dúvidas de clientes. Por exemplo, o tempo em que o pedido será entregue e onde se encontra o entregador no momento.

4. Espaço de alimentação ao ar livre

Cada vez mais as pessoas têm buscando ter uma experiência natural e agradável, como se alimentar em restaurantes que possuem espaços ao ar livre, conectados, portanto, com a natureza. Tanto isso é verdade que, se você buscar pesquisar no Google, encontrará diversos restaurantes que investem bastante em áreas verdes em seu âmbito como uma forma de garantir uma experiência única ao cliente.

Investir em espaços de alimentação ao ar livre é uma tendência que acompanha a forma como as pessoas têm observado a natureza. Como assim? Hoje, os consumidores sabem que preservar o meio ambiente é uma condição indispensável para seu bem-estar e saúde. Por isso, muitos deles optam por restaurantes que agregam isso ao seu conceito/propósito.

5. Várias opções de pagamento

Sem dúvida, essa é outra incrível tendência no mercado de restaurantes. Um estabelecimento de alimentação deve se atualizar não apenas com relação à questão ambiental, mas também perceber como é importante contar hoje com várias opções de pagamento para que seus objetivos sejam alcançados, como elevar as vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Abaixo destacamos as que mais são utilizadas pelos consumidores atualmente:

➝ Cartão de crédito;

➝ Cartão de débito:

➝ Dinheiro ou espécie;

➝ Pix. É uma modalidade de pagamento que possibilita que o consumidor faça a transferência do valor da conta diretamente para o pix/chave do cliente.

6. Uso de perfis nas redes sociais

Não poderíamos deixar de destacar essa tendência, que se alinha ao comportamento de empresas de diversos ramos do mercado: o uso de perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e outras.

Vale dizer que essa é uma tendência relativamente antiga, mas que não perde jamais sua força. Hoje, investir em perfis nas redes sociais é uma condição fundamental para que o restaurante consiga construir sua identidade no âmbito digital e captar mais clientes. Consequentemente, pode elevar seus lucros.

No entanto, não basta apenas ter perfis nas redes sociais. É fundamental investir em estratégias de marketing digital com a finalidade de que os objetivos do seu negócio sejam alcançados. Algumas estratégias que podem ser adotadas são: marketing de conteúdo, criação de anúncios pagos, etc.

Agora que conhece algumas tendências importantes para o mercado de restaurantes, que tal atualizar seu estabelecimento comercial? É uma forma de fazer com que ele saia à frente da concorrência.

Você ainda não conta com nenhum sistema de logística para delivery? Então que tal conhecer o Foody? É um super software que pode contribuir para que seu restaurante otimize a entrega dos pedidos feitos pelos clientes. Aproveite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.