Grupos de Whatsapp na logística das empresas de entregas e suas consequências

Parece trivial, mas é um assunto sério. Whatsapp não é gerenciador de logística de empresa de entregas e eu vou te contar o porquê ao longo deste post. 

Dificuldade em visualizar o fluxo das solicitações de entregas

Se no grupo da família é difícil de acompanhar todas as conversas que acontecem durante o dia, imagine em um grupo de motoboys recebendo solicitações de entregas?! E falando sério, a cabeça do dono fica uma bagunça. 

Outra situação relacionada a este problema é que quando é solicitada uma entrega a um entregador do grupo, muitas vezes o que acontece é este entregador não ficar a par por não conseguir acompanhar as mensagens do grupo.  

Não tem como gerenciar as entregas

Gerenciar as entregas não é só ficar sabendo se o motoboy pegou o pedido no ponto A e levou até o ponto B. 

O gerenciamento eficaz diz respeito à uma organização na fila de entregas, a possibilidade do motoboy receber a solicitação de entrega individualmente em um aplicativo, o restaurante conseguir despachar um pedido e imediatamente o motoboy ser notificado e acionado para que assim que realizar a entrega, essa informação ficar documentada em uma plataforma. 

Não é possível monitorar a sua operação 

Através do whatsapp você não consegue visualizar seus motoboys em operação e isso pode atrapalhar a qualidade do serviço da sua empresa de entregas futuramente. O que eu quero dizer com isso é que se um motoboy se acidentar e não conseguir entregar o pedido do restaurante ao cliente final, como você ficará sabendo? O estabelecimento vai te ligar questionando onde está o seu motoboy e com certeza essa não será uma ligação muito contente. 

Essa funcionalidade só é possível através de uma plataforma com localização em tempo real de toda a sua operação. Se o entregador for cadastrado e estiver ativo, ele consegue receber a solicitação do pedido e ser monitorado até o destino final daquela entrega. 

Não é possível criar rotas otimizadas para as entregas 

Aqui está outra grande falha do Whatsapp, que definitivamente não é um aplicativo de gestão logística, mas sim de comunicação. Rotas otimizadas são sinônimo de operação eficaz, mas somente um roteirizador dentro de uma plataforma específica para empresa de entregas pode te entregar isso, que é tão fundamental para uma operação logística saudável.

Não existem relatórios

O whatsapp também não ajuda quando se trata de extrair informações da operação, como por exemplo: quantas entregas o motoboy fez naquele dia e quanto ele deve receber. Essa funcionalidade, mais uma vez, só está presente em uma plataforma logística.

Conclusão

Muitas empresas começam sua operação desta forma, não há nenhum problema com isso! Porém percebemos que, quando a operação chega em um volume em torno de 2000 ou 3000 entregas mês, os problemas acima começam a impactar mais fortemente a sua operação de entregas.

Eu te apresentei alguns pontos importantes sobre o porquê você não deve optar pelos grupos de whatsapp quando se trata da gestão da logística de sua empresa de entregas. Se você estiver pronto para dar o próximo passo rumo a uma logística turbinada, entre em contato com a gente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *