Gestão de Entregas e Motoboys no Piloto Automático

E se você pudesse rodar o delivery do seu restaurante no ‘piloto automático’? Digo, sem ter que gastar tempo organizando suas entregas, rotas e motoboys.

A Foody Delivery tem uma funcionalidade que chamamos de Despacho Automático, você clica em um botão e o sistema distribui automaticamente as entregas pendentes (aquelas em vermelho) entre os motoboys que estão ativos de maneira inteligente.

Atualmente o atendente que opera o sistema faz isso manualmente, gastando tempo, ele tem que olhar as entregas, ver quais podem ir juntas, ver quais motoboys estão livres e assim despachar as entregas para cada motoboy manualmente.

Este trabalho manual pode ser feito automaticamente pelo sistema deixando o seu delivery mais rápido e eficiente.

No final das contas a única coisa que o atendente vai ter que fazer é clicar em um botão e as entregas serão distribuídas automaticamente para os motoboys.

Eu gravei um vídeo explicando direitinho como isso funciona na prática.

Se ao invés de ver vídeos você prefere a leitura, segue abaixo as informações que você precisa.

Leia com atenção estes pontos importantes.

Para despachar as entregas automaticamente entre os motoboys, você deve clicar no botão amarelo abaixo, que está localizado no lado esquerdo superior do mapa.

# Somente os motoboys que estão ativos

O despacho automático vai distribuir as entregas pendentes somente para os motoboys que estão ativos.

Isso significa que você deve deixar como ATIVO somente os motoboys que estão trabalhando no seu restaurante no momento. Isso vai evitar que um motoboy que está de folga receba entregas automaticamente.

Para ativar e desativar motoboys, basta ir no menu ‘Entregadores’ e clicar nos botões Ativar ou Desativar (veja imagem abaixo).

Exemplo: vamos supor que você cadastrou 10 motoboys no seu restaurante mas na segunda-feira somente 3 deles irão trabalhar. Então você deve desativar os outros 7 e deixar somente os 3 motoboys que irão trabalhar no seu restaurante neste dia.

# Somente os motoboys sem entregas associadas

Se um motoboy já tem uma ou mais entregas para fazer, ele não vai receber nenhuma nova pelo despacho automático.

Isso significa que cada motoboy deve primeiro fazer todas as entregas que estão associadas a ele, então somente quando ele não tiver mais nenhuma entrega pra fazer que ele vai estar apto a receber novas entregas.

# Configurações do despacho automático

O despacho automático pode ser configurado para melhor se adaptar a realidade do seu restaurante.

A coisa mais legal do despacho automático é o fato de ele agrupar entregas para otimizar as viagens dos seus motoboys.

Então além da distribuição simples onde cada motoboy recebe somente uma entrega, o despacho automático pode ser configurado para agrupar uma ou mais entregas por viagem.

Exemplo: vamos supor que você configurou o despacho automático para que cada motoboy receba no máximo 3 entregas por viagem. Então supondo que você tenha 3 motoboys ativos e 8 entregas pendentes para despachar. O despacho automático vai avaliar quais entregas estão mais próximas em tempo e distância, então ele vai agrupar elas de 3 em 3 e distribuir entre os motoboys.

Você pode acessar as configurações do despacho automático acessando o menu ‘Minha Conta’, veja imagem abaixo:

Não se preocupe pois quando você acessar a tela de configurações, lá vai ter uma explicação detalhada de cada item que pode ser configurado.

# Você ainda pode despachar suas entregas manualmente como sempre foi

O despacho manual entre os motoboys ainda funciona como sempre funcionou.

Isso significa que uma vez executado o despacho automático, você pode re-despachar alguma entrega manualmente se quiser.

Você pode também continuar despachando suas entregas manualmente para cada motoboy e não usar o despacho automático se quiser.

Quer mais?

Se você ainda não conhece a Foody Delivery, você pode experimentar este sistema gratuitamente. Para isso, clique no botão abaixo.

QUERO EXPERIMENTAR

Uma resposta

  1. Boa tarde!
    Tenho uma pequena empresa de entrega e preciso do seu aplicativo!
    Atendo a 12 empresas e tenho 10 entregadores trabalhando comigo!
    Aguardo seu retorno!
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *