Dicas para abrir uma farmácia delivery e faturar mais

Se você pretende abrir uma farmácia delivery, é importante saber que existem diversos desafios para oferecer um ótimo atendimento e entregas ágeis que resultem na satisfação do cliente e visibilidade positiva da sua marca.

Com entregas de qualidade, você consegue fidelizar os seus clientes e ampliar muito mais a rede de consumidores por expandir a possibilidade de compra dos produtos farmacêuticos ao oferecer o serviço de delivery.

Procurando ajudar você com isso, neste artigo disponibilizamos uma lista com ótimas dicas para começar o serviço de delivery sem erros, com os passos corretos e faturar ainda mais!

Iniciando o delivery: principais dicas

No cenário em que vivemos, muitos clientes atuais acabaram sendo influenciados com as possibilidades de delivery que foram se expandindo cada vez mais entre os estabelecimentos para suprir com a necessidade durante o isolamento na pandemia.

Por isso, muitas vezes os consumidores preferem comprar em locais que ofereçam o serviço, se tornando um grande diferencial. Uma farmácia delivery garante diversos benefícios, mas é preciso seguir certas dicas no momento de abrir:

  • Estude o mercado

Além de conhecer o seu público e traçar um perfil de cliente ideal para saber quais estratégias devem ser utilizadas, é importante realizar uma análise de mercado, procurando entender quais são as atuais tendências e quais estão sendo praticadas pelos concorrentes.

Uma boa análise consegue promover um maior conhecimento do mercado de atuação, estudando melhores estratégias para ideias ainda mais aperfeiçoadas de acordo com a realidade do negócio e dos possíveis clientes.

Dessa forma, é possível aprimorar o desempenho geral da farmácia e fundamentar melhor a decisão e o momento correto para abrir a farmácia delivery.

  • Tenha um bom atendimento

Entre os grandes diferenciais de um serviço de delivery, um dos que mais merece atenção é o atendimento, onde deixar o cliente esperando por muito tempo ou não procurar solucionar suas dúvidas pode prejudicar a imagem do estabelecimento, levando a insatisfação.

Procure oferecer um atendimento ágil e consultivo, sanando todas as possíveis dúvidas dos clientes e também recomendando os melhores produtos para as suas queixas. Um atendimento consultivo além de passar credibilidade acaba aumentando a confiança pela farmácia.

Além disso, disponibilizar diversos canais para atendimento como WhatsApp, Facebook, Instagram e também por telefone do próprio estabelecimento, não se limitando a poucas opções.

  • Atenção com as entregas!

Um dos maiores erros no delivery está em prometer ou estipular um período de entregas que não pode ser cumprido pelo estabelecimento, prática comum realizada por empresas que querem competir com empresas já consolidadas.

Porém, caso você prometa um período que não poderá cumprir isso acabará sujando a imagem do local, dando uma visão de desonestidade para o negócio. O ideal é estipular períodos de acordo com a realidade do tempo médio de entregas e também de fatores externos como trânsito e clima.

Ainda sobre isso, é interessante delimitar a área de entrega com distâncias que os entregadores possam cobrir em menor tempo. Realizar um estudo do mapa da região e das características de tráfego e horários de pico do local são importantes para saber limitar essa área.

Utilizar aplicativos de rota como o Waze são uma boa opção nesse momento, já que com ele é possível observar locais com alto pico de trânsito e acidentes, além de obras que estão sendo feitas nas estradas e demais informações.

  • Seja flexível nas formas de pagamento

Além de ampliar os canais de comunicação para captar mais clientes, é importante também possuir diversas formas de pagamento. Possibilitar apenas o pagamento em dinheiro, por exemplo, acaba fazendo com que clientes que compram apenas no crédito ou débito procurem outras farmácias.

Faça uma análise dos concorrentes e observe quais os meios de pagamento mais utilizados, buscando maiores alternativas para disponibilizar aos clientes diversas opções para que eles possam prosseguir com a compra.

  • Tenha estratégias de fidelização

Clientes fiéis viram fãs do seu estabelecimento e fazem uma divulgação praticamente espontânea para os seus conhecidos e familiares, justamente por estarem satisfeitos com os serviços de farmácia delivery.

Além de oferecer um bom atendimento, procure realizar estratégias que façam com que os clientes se sintam compensados por comprar na farmácia, como sistemas de pontos que possam virar descontos ou cupons para primeira compra.

Você pode até mesmo realizar uma ação de indicação, oferecendo descontos após os clientes indicarem uma quantidade de pessoas a comprarem na farmácia. As opções são muitas e cabe a você verificar quais podem beneficiar os clientes e o estabelecimento ao mesmo tempo.

  • Realize parcerias

Se você ainda não abriu o seu serviço de farmácia delivery, é interessante procurar disponibilizar os serviços juntamente de uma parceria que possa ser vantajosa para ambos os negócios.

Ações como parcerias com postos de gasolina ou serviços de manutenção de veículos que possam garantir um desconto irão ampliar a divulgação das empresas e também trazer diversas vantagens para os clientes.

  • Tenha um sistema para a sua farmácia

Com uma plataforma dedicada para administrar a sua farmácia é possível reduzir custos e erros provenientes de ações manuais. Um sistema para a gestão da farmácia delivery organiza os envios e facilita o fluxo de comunicação entre os entregadores, evitando atrasos e desentendimentos.

Entre os benefícios de uma plataforma automatizada é possível obter as melhores rotas, distribuir as entregas entre os entregadores sem problemas e até mesmo controlar as taxas de entrega.

Seja um grande diferencial com o serviço delivery!

Seguindo essas valiosas dicas, é possível abrir uma farmácia delivery com agilidade na entrega e atendimento de qualidade, tendo também as melhores informações para atrair o seu público e ganhar destaque competitivo rapidamente.

Lembre-se que também se faz necessário calcular custos, acompanhar todos os processos, procurar minimizar as taxas de entrega e também possuir uma boa gestão dos entregadores e serviços de delivery.

Para isso, a solução da Foody Delivery é feita especialmente para o seu negócio, organizando todo o processo de entrega e garantindo não só a satisfação dos seus clientes, mas também dos seus colaboradores com informações precisas e seguras para a entrega.

Visite o nosso site e conheça o nosso sistema!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.